Câmara de Loulé apela à vacinação e testagem dos cidadãos

Autarquia está a tomar medidas para conter uma eventual propagação da Covid-19 no seu território

A Câmara Municipal de Loulé anunciou esta sexta-feira, 3 de Dezembro, que «está a tomar medidas para conter uma eventual propagação da Covid-19 no seu território, que assentam fundamentalmente no reforço da testagem e na vacinação dos cidadãos».

Relativamente à testagem, «que se assume neste momento como um instrumento fundamental na deteção precoce de novos casos e no surgimento de surtos», a Câmara de Loulé mantém a gratuidade na realização de testes na comunidade, «tornando possível um rastreamento mais eficaz da doença», diz a autarquia.

Desta forma, todos os cidadãos residentes no concelho poderão realizar um teste antigénio por mês, de forma gratuita, sem necessitar de prescrição médica, bastando apenas efetuar a sua inscrição nesta plataforma e aguardar o respetivo agendamento para o Walk-Thru do Estádio Algarve.

Se o resultado for positivo, o cidadão deverá contactar a Linha SNS24 ou a entidade que fornece o serviço de testagem (ABC – Algarve Biomedica Center) para que seja efetuado o devido teste PCR.

Por outro lado, a autarquia «continua a acompanhar a situação dos lares, onde a testagem dos funcionários e colaboradores das instituições particulares de solidariedade social tem sido realizada com frequência desde o início da pandemia».

No que diz respeito à vacinação, está tudo preparado no concelho para que seja cumprido o reforço com a aplicação da terceira dose (que está a ser dada em simultâneo com a vacina da gripe sazonal), assim como a inoculação de quem, por diversas razões, ainda não foi vacinado.

 

 

Desde o início de Novembro que o Centro de Vacinação Municipal de Loulé se transferiu para o Salão de Festas da cidade, junto ao Estádio Municipal, contando «não só com uma área ampla, como também com um extenso parque de estacionamento, o que garante condições a todos os que aqui se desloquem».

Este centro encontra-se a funcionar de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 19h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Numa altura em que se aproximam as festas do final de ano, propício ao convívio social e familiar, a autarquia «recomenda ainda o especial cumprimento das regras como o uso da máscara, a desinfeção regular das mãos, o distanciamento de segurança ou o arejamento dos espaços».

Com o regresso de Portugal à “situação de calamidade”, Loulé «mantém-se resiliente a esta nova vaga da Covid-19, como garante o presidente Vítor Aleixo: «Tal como tem acontecido desde o surgimento do novo coronavírus, há quase dois anos, a Câmara Municipal continua a zelar pela segurança dos seus cidadãos e de todos os que se encontram no concelho. Acreditamos que, se todos formos responsáveis, poderemos ultrapassar mais esta vaga sem grandes sobressaltos».

 



Comentários

pub