Câmara de Lagos aprova proposta contra as portagens na Via do Infante

Lagos exige também requalificação da EN125, nomeadamente no troço que atravessa Odiáxere

Uma proposta para abolição das portagens na Via do Infante e requalificação da Estrada Nacional 125 foi aprovada na mais recente reunião do Executivo Municipal de Lagos.

Assinalando-se dez anos sobre a implementação de portagens nesta autoestrada que atravessa o Algarve e que, até dezembro de 2011, era uma via Sem Custo para o Utilizador (SCUT), a proposta refere que «este é um fator de atraso para o desenvolvimento do Algarve, aumento da sinistralidade (devido à concentração de tráfego noutras vias), perda de competitividade das empresas regionais e consequente aumento do empobrecimento da população. No caso concreto de Lagos, acresce o facto de ver o tráfego mais concentrado na EN 125, prejudicando a qualidade de vida da população de Odiáxere ao nível da poluição sonora e atmosférica».

A proposta entretanto aprovada implica a exigência ao Governo português de abolição das portagens na Via do Infante e a requalificação integral da EN 125 (incluindo o trecho de Odiáxere), elementos reivindicados desde há muito pelas populações, autarquias locais e economia regional.

 
 



Comentários

pub