Cabazes solidários «aconchegam» Natal de 350 famílias de São Brás de Alportel

Iniciativa também incluiu a oferta de presentes às crianças de famílias carenciadas

Um cabaz solidário, composto por bens comprados no comércio local, está a ser entregue a três centenas e meia de famílias de São Brás de Alportel, para lhes «aconchegar» o Natal.

Em 2021, um ano «marcado novamente pela pandemia e pela crise», este apoio vai chegar a um maior número de famílias, para «proporcionar a todos um Natal digno, fraterno e feliz, onde à mesa não falte o pão e a paz», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

«Neste ano de dificuldades acrescidas por causa da pandemia, a plataforma reforçou a sua dinâmica para chegar a mais famílias, levando mais bens essenciais, ajudando mais crianças e iluminando de esperança e fraternidade esta quadra festiva», reforçou a autarquia.

A oferta do cabaz de Natal solidário é realizada no âmbito «do trabalho de intervenção social que é desenvolvido ao longo do ano junto dos agregados familiares com vulnerabilidades sociais e económicas».

A iniciativa promovida, em parceria, pelo município e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, entidades coordenadoras da Plataforma Local de Ajuda Alimentar, que tem a sua sede na Loja Social de São Brás de Alportel, com a colaboração de todos os parceiros da plataforma – núcleo local da Cáritas, Exército de Salvação, CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

 

 

Além do cabaz, serão entregues às famílias presentes para os mais pequenos. «Discretamente, aos pais são entregues presentes, adequados às idades e preferências dos seus filhos, para que os seus “sapatinhos” possam ter a merecida surpresa na noite ou manhã de Natal», revelou a Câmara.

Esta ação solidária é possível graças ao projeto “Anjinhos de Natal”, que conta com colaboração do núcleo local do Exército de Salvação e «a generosidade de um conjunto de grupos algarvios de beneficência social».

Quanto ao tradicional Jantar Solidário de Reis, organizado anualmente pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, há já uma década, com o apoio de muitas entidades e empresas do concelho, mediante doação de todos os alimentos e com a participação de vários voluntários, não se irá realizar.

A solidariedade não se ficou pelas famílias que enfrentam dificuldades e estende-se também aos empresários.

A Câmara e a Junta compraram em «alguns estabelecimentos locais os alimentos que compõem, nesta edição, o Cabaz Solidário da Consoada, nomeadamente o setor da doçaria, que foi penalizado durante todo este período, contribuindo também para dar continuidade à estratégia municipal de apoio à economia local».

 

 

 



Comentários

pub