Bloco de Esquerda defende modernização da Linha do Algarve

Candidatura pelo círculo de Faro promoveu ação de sensibilização para a importâcia da ferrovia no Algarve

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

A candidatura do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo de Faro às Legislativas promoveu uma ação de sensibilização para a importância da ferrovia para a região e a emergência da modernização da linha do Algarve, anunciou o partido.

Em comunicado, o BE adianta que «José Gusmão e outros ativistas contactaram com utilizadores da linha, em Faro», tendo o cabeça de lista recordado que «o investimento na linha do Algarve está parado há quase duas décadas desde a eletrificação do troço entre Tunes e Faro, em 2004».

O candidato realçou ainda que «continuando por ser modernizados os troços entre Faro e Vila Real de Santo António (VRSA) e entre Tunes e Lagos».

O BE afirma que «os sucessivos governos PS/PSD foram prometendo e adiando sucessivamente este investimento absolutamente decisivo para o Algarve».

José Gusmão afirmou que «o transporte ferroviário é, ou deveria ser, o centro de um sistema de transportes, assegurando a mobilidade das populações e a circulação de mercadorias e bens» e que «é o transporte do futuro porque permite compatibilizar uma mobilidade eficiente com a transição energética e o combate às alterações climáticas».

O BE assumiu o compromisso de defender a modernização da linha do Algarve no próximo mandato, tendo como objetivos fundamentais: «a urgente eletrificação nos troços Lagos – Tunes e Faro – VRSA», a «articulação de todas as estações com transportes coletivos para as localidades circundantes» e a «inclusão de uma ligação ferroviária direta ao Aeroporto de Faro, com possibilidade de ligação à Universidade do Algarve».

Dos objetivos fundamentais defendidos pelo BE estão ainda «o início dos contactos necessários com o Governo Espanhol com vista à criação de uma ligação entre o Algarve e a Andaluzia» e o «escrupuloso cumprimento de todas as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência».

O candidato José Gusmão referiu ainda que o investimento nas linhas e no material circulante «deve ser acompanhado da revitalização das atividades industriais associadas à ferrovia, há demasiados anos abandonadas por sucessivos Governos»

As questões da mobilidade «estarão no centro da campanha do BE, desde a ferrovia aos restantes transportes coletivos, passando pelas portagens na Via do Infante e a situação da Estrada Nacional 125», conclui o partido.

 



Comentários

pub