Autoridade Marítima alerta para agravamento do tempo e da agitação no mar

Recomendações para pescadores, náutica de recreio e população em geral

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação (arquivo)

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental, entre as 12h00 de amanhã, 23 de dezembro, e as 12h00 da próxima segunda-feira, 27 de dezembro, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

Em Portugal Continental, prevê-se que a agitação marítima seja caracterizada por ondas provenientes do quadrante Oeste-Noroeste, com uma altura significativa de seis metros e uma altura máxima que poderá atingir os dez metros, com um período médio que pode variar entre os 12 e os 17 segundos.

O vento terá uma intensidade média superior a 90 km/h, com rajadas superiores a 140 km/h.

No arquipélago dos Açores, está previsto um agravamento das condições meteorológicas entre as 18h00 de amanhã e a madrugada de sábado, 25 de dezembro, e no arquipélago da Madeira entre as 12h00 de amanhã e as 18h00 de sábado.

Nos Açores, as ondas serão provenientes do quadrante Norte-Noroeste, com uma altura significativa de sete metros e uma altura máxima que poderá atingir os 12 metros, com um período médio que pode variar entre os 13 e os 15 segundos. O vento terá uma intensidade média superior a 75 km/h com rajadas superiores a 120 km/h.

Já na Madeira, preveem-se ondas provenientes do quadrante Noroeste, com uma altura significativa de cinco metros e uma altura máxima que poderá atingir os oito metros, com um período médio que pode variar entre os 14 e os 17 segundos. O vento terá uma intensidade média superior a 65 km/h com rajadas superiores a 110 km/h.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Recomenda-se o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha, relativos à previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha desaconselham a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como de atividades nas zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante, tendo sempre presente que, nestas condições, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

 
 



Comentários

pub