Associação Teia D’Impulsos distinguida com selo “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”

Distinção é uma iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

A Associação Teia D’Impulsos foi distinguida com o selo de “Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021”, uma iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo a cerimónia de entrega decorrido no passado dia 30 de Novembro, na Alfândega do Porto.

«Receber este prémio é fantástico. É um reconhecimento público da prática de medidas inclusivas através das quais esta associação pauta a sua atuação e que sempre foi uma preocupação para todos nós, desde o início. Este reconhecimento é um grande motivo de orgulho porque acaba por dizer-nos que o caminho que estamos a percorrer é o correto, mas ainda longe de estar acabado», afirma Luís Gonçalves, presidente da Teia D’Impulsos.

Esta é a terceira edição da “Marca Empregadora Inclusiva”, que tem sido atribuído esta distinção, de dois em dois anos, desde 2017, a entidades que «se distinguem pela adoção de políticas e práticas inclusivas, nos domínios da empregabilidade, acessibilidade, igualdade de tratamento e relação com a comunidade», explica a Teia D’Impulsos.

Em 2021, foram submetidas 133 candidaturas que resultaram na distinção de 39 entidades, duas das quais na região do Algarve, a Teia D’Impulsos e a Existir – Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas.

Entre o leque de vencedores contabilizam-se 42.333 colaboradores, dos quais 1.651 com algum tipo de deficiência (3,90%).

 

Teia D’Impulsos com a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência

 

A Teia D’Impulsos, com 10 anos de atuação, cresceu em atividades e número de colaboradores, tendo também a sua sede, no Espaço Raiz, em Portimão, sido alvo de melhorias a nível de acessibilidade, com rampas de acesso e casas de banho adaptadas.

A Vela Solidária, um dos seus primeiros projetos, «tornou acessível uma prática desportiva, tantas vezes encarada como elitista, a jovens oriundos de contextos sociais e económicos mais frágeis e alargou-se a pessoas com mobilidade condicionada, promovendo a vela adaptada».

Também a falta de oferta de atividades extraescolares para crianças e jovens portadores de deficiência inspirou o FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia.

Já «a consciência do poder inclusivo da atividade física norteou a criação de outros projetos» como o ECOS – Oficina de Dança e expressão corporal para a inclusão de pessoas com deficiência e o DAFA – Desporto e Atividade Física Acessível, que consistiu num programa formativo, englobando uma vasta gama de atividades desportivas adaptadas.

A Teia D’Impulsos pretende «continuar a sua missão de promoção da inclusão e da acessibilidade na comunidade algarvia», sendo exemplo dessa sua vontade o novo projeto HELP – Apoio ao Cuidador que «visa proporcionar respostas para uma melhoria do bem-estar de portadores de deficiência e cuidadores», conclui.

 



Comentários

pub