Assembleia Municipal de Loulé aprova proposta da CDU contra as portagens na Via do Infante

Proposta foi aprovada dois dias depois de se terem assinalado os 10 anos da introdução de portagens nesta ex-SCUT

Imagem de Arquivo

Uma moção que exige «a abolição imediata das Portagens na Via do Infante, bem como a requalificação integral da EN 125», apresentada pela CDU, foi aprovada por maioria, com a abstenção do PSD, pela Assembleia Municipal de Loulé.

A proposta dos comunistas foi a votos a 10 de Dezembro, dois dias depois de se terem assinalado os dez anos de portagens na Via do Infante.

Na moção, a CDU aponta que a introdução desta taxa naquela que era, até 8 de Dezembro de 2011, uma via Sem Custo para o Utilizador (SCUT), «prejudicou gravemente» o Algarve, «constituindo-se como um fator de extorsão da riqueza produzida na região, por parte do grupo económico que ficou com a concessão desta autoestrada».

«Dez anos de portagens que foram um fator de atraso ao desenvolvimento do Algarve, de agravamento da sinistralidade (parte do tráfego foi desviado para a EN125), perda de competitividade por parte das empresas na região e de empobrecimento das populações. O facto desta autoestrada ter sido construída com dinheiros públicas e estar ao serviço da acumulação privada, torna ainda mais grave a conivência de sucessivos governos com esta situação», lê-se na moção.

«A CDU reafirma o seu compromisso de não desistir desta justa luta até que a abolição das portagens nesta importante via da região algarvia seja uma realidade para todos», assegura esta força política.

 

 



Comentários

pub