Araújo fica no lugar de Isilda e Bacalhau é “promovido” na Associação Nacional de Municípios

Congresso decorreu, este fim de semana, em Aveiro

Álvaro Araújo (PS), presidente da Câmara de Vila Real de Santo António e Rogério Bacalhau (PSD), presidente da Câmara de Faro, foram eleitos vice-presidentes do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no congresso da associação, que decorreu, este fim de semana, em Aveiro.

Se, para Álvaro Araújo a presença nos órgãos da ANMP é uma estreia, Rogério Bacalhau já fazia parte deste órgão no anterior mandato, como vogal, sendo agora “promovido” a vice-presidente.

Álvaro Araújo entrou, saiu Isilda Gomes, autarca de Portimão, que era vice-presidente no anterior mandato e que, recentemente, assumiu o cargo de presidente da Associação Nacional de Autarcas do Partido Socialista (ANA-PS).

Do Conselho Diretivo da ANMP faz ainda parte Rosa Palma (PCP), presidente da Câmara de Silves, que foi eleita, mas como suplente.

Para a Mesa do Congresso foi também escolhido um autarca algarvio: Vítor Guerreiro (PS), presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, é um dos membros efetivos, algo que já acontecia no anterior mandato. O também socialista Vítor Aleixo, de Loulé, por seu lado, é um dos suplentes.

Do Conselho Fiscal faz parte apenas um autarca do Algarve, mas como suplente: José Gonçalves (PS), presidente da Câmara de Aljezur.

Por fim, no Conselho Geral, há quatro presidentes de Câmara algarvios efetivos.

Luís Encarnação (PS), de Lagoa, e Francisco Amaral (PSD), de Castro Marim, que já faziam parte deste órgão, mantêm-se, sendo que o autarca de Alcoutim Osvaldo Gonçalves (PS), que era suplente, agora assume um cargo efetivo.

Por seu lado, a também socialista Rute Silva, presidente da Câmara de Vila do Bispo, estreia-se.

Entre os suplentes deste órgão estão Hugo Pereira, de Lagos, e Ana Paula Martins, de Tavira, ambos do PS.

Neste congresso, foi eleita Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, como presidente da ANMP. A autarca foi indicada para encabeçar a lista única candidata ao Conselho Diretivo da Associação pelo PS, o partido que mais autarquias conquistou nas eleições autárquicas de Setembro de 2021.

Luísa Salgueiro é a primeira mulher à frente da organização e substitui Manuel Machado no cargo.

 

 



Comentários

pub