Alunos da Secundária de Loulé estudam a paisagem de ontem e de hoje na Europa

Todas as despesas de deslocação e alojamento foram financiadas pela Agência Nacional Erasmus+ Sueca

Os alunos Marco Coelho, Sofia Barruncho, Leonor Reis e Raquel Homem e os professores Duarte Duarte e Paulo Ribeiro, da Escola Secundária de Loulé, estiveram, de 28 de Novembro a 3 de Dezembro, na cidade de Lund, na Suécia, no âmbito do projeto Erasmus+ Landscape Yesterday and Today.

Esta foi a primeira mobilidade do projeto intitulado “A paisagem de ontem e de hoje”, que procura analisar a paisagem, captar as alterações ocorridas nos últimos 100 anos e explicá-las nas perspetivas histórica, biológica, geográfica e ambiental.

O projeto inclui uma forte componente tecnológica, uma vez que utiliza as tecnologias da informação para explorar e cartografar a paisagem, nomeadamente sistemas de informação geográfica (SIG) e dispositivos GPS.

Os SIG são utilizados para cartografar a paisagem e para captar e registar as mudanças da utilização do solo na paisagem nas regiões das escolas participantes: em Portugal, na República Checa, na Roménia e na Suécia.

Além das habituais atividades culturais, os alunos portugueses aprenderam acerca da paisagem de cada um dos países e regiões das escolas parceiras, realizaram atividades práticas de aplicação e exploração destas paisagens e dinamizaram um workshop onde partilharam recursos acerca da região do Algarve e de Loulé.

Todas as despesas de deslocação e alojamento foram financiadas pela Agência Nacional Erasmus+ Sueca.

 



Comentários

pub