Alterações Climáticas, mobilidade e Gabinete Florestal são prioridades da AMAL para 2022

2022 é um ano considerado «fundamental»

Implementar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, continuar a promover a mobilidade na região e reforçar o Gabinete Florestal da AMAL na defesa das florestas e meio rural são as atividades previstas nas Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) para 2022. Os documentos, que preveem um investimento de cerca de 4,7 milhões de euros, foram aprovados em reunião do Conselho Intermunicipal.

Em nota de imprensa, a AMAL salienta que «o próximo ano será um ano de afirmação» desta entidade, enquanto Autoridade Regional de Transportes, com a entrada recente em funcionamento da concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros – VAMUS.

«Será promovido o transporte a pedido, de forma a cobrir a totalidade do território e, ainda na área da mobilidade, a AMAL continuará a gerir, na região, o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos, prevendo-se também a introdução do passe único intermodal».

A área das alterações climáticas continuará a ser «uma das bandeiras» da AMAL, sendo que 2022 será «o de arranque da implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), com o desenvolvimento do projeto AwK – Adaptation with Knowlegde».

O próximo ano «será ainda marcado pela gestão dos 35 milhões de euros que, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, a Comunidade Intermunicipal do Algarve  vai receber para reabilitar e otimizar as redes de abastecimento de água do território até 2025».

«Outro dos pontos fortes prende-se com o assumir a responsabilidade na proteção e defesa das florestas e do meio rural, sendo reforçado o Gabinete Florestal da AMAL e a Brigada de Sapadores Florestais», acrescenta a nota.

Além destas áreas, a AMAL continuará a desenvolver as atividades que já vêm de anos anteriores, «nomeadamente a contratualização no âmbito do CRESC Algarve, o Algarve Digital, o Plano de Ação e Desenvolvimento de Recursos Endógenos, a Rede InvestAlgarve, a Central de Compras, a Formação Profissional, entre outras atividades nas quais tem, progressivamente, vindo a intervir».

2022 será ainda «fundamental, considerando o início do novo período de programação europeia (2021-2027) e pelo encerramento do período 2014-2020», sublinha a AMAL, salientando que «nunca o Algarve dispôs de tantos meios como os que agora são anunciados, cabendo à AMAL responsabilidades acrescidas na operacionalização de novos instrumentos e do sucesso da sua execução».

O Orçamento, no valor de 4.673,548€ e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2022 da AMAL, o Plano de Recrutamento e Mapa de Pessoal seguem para votação na Assembleia Intermunicipal, na reunião extraordinária deste órgão, previsivelmente a decorrer em Janeiro.

 
 
 



Comentários

pub