Almancil celebra 34 anos de vila com homenagem a autarca vítima de Covid-19

João Martins foi, além de presidente da Junta de Freguesia (1998/2013), secretário e líder da Assembleia de Freguesia e vereador da Câmara de Loulé (2013-2017)

Almancil celebrou este sábado, 18 de Dezembro, 34 anos de elevação a vila com uma homenagem a João Martins, antigo presidente da Junta de Freguesia, que morreu, em Maio, aos 69 anos, vítima de Covid-19. 

Após a simbólica deposição de uma coroa de flores junto à Rotunda das Comunidades, com a presença da família do homenageado, executivo municipal e da Junta, bem como de representantes de associações e das forças vivas de Almancil, houve um minuto de silêncio.

Esta foi uma evocação à memória «de um cidadão que está umbilicalmente ligado às últimas décadas de progresso desta terra», como salientou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

João Martins foi, além de presidente da Junta de Freguesia (1998/2013), secretário e líder da Assembleia de Freguesia e vereador da Câmara de Loulé.

A par da ação política, este almancilense destacou-se igualmente pela atividade cívica, na luta pela liberdade contra o regime fascista, e
pela sua atividade social.

É pela «grandeza humana» que a autarquia de Loulé quer, no futuro próximo perpetuar, a memória de João Martins na toponímia da freguesia, com a atribuição do seu nome a uma rua.

«Almancil cresce, tem artérias novas e o João Martins merece uma homenagem mais duradoura no tempo», justificou o edil louletano.

Ao completar 34 anos com o estatuto de vila, Almancil reclama agora a elevação a cidade e, nesse sentido, está em curso o processo administrativo para que a Assembleia da República possa então aprovar a criação da terceira cidade do concelho de Loulé.

O presidente da Câmara de Loulé considerou ser fundamental criar políticas de acolhimento e de coesão social para os muitos migrantes que chegam a Almancil.

A «habitação será nesse sentido uma das áreas em que a administração local está mais empenhada e, no âmbito da sua Estratégia de Habitação, a Câmara de Loulé está a criar soluções para quem quer fixar-se em Almancil onde os preços das habitações são elevados e a oferta escassa», diz a autarquia.

Ao longo dos últimos anos, o crescimento da malha urbana de Almancil trouxe também uma resposta em termos de edifícios públicos como enumerou o presidente da Junta de freguesia Joaquim Pinto: um grande jardim, uma instituição de saúde atualmente em ampliação, a sede de uma IPSS (ASCA), um núcleo de escolas JI, EB1 e EB2,3, o estádio municipal, uma igreja «imponente e moderna» e um quartel da GNR.

É também aqui que se encontra o complexo do Parque das Cidades, onde se localizam o Estádio Algarve e o Laboratório Regional Drª Laura Ayres, bem como o cluster comercial do Mar Shopping, polos que dão emprego a mais de um milhar de pessoas.

Neste momento, é em Almancil que está a ser feito o maior investimento no concelho: a construção do Pavilhão Multiusos, um investimento de 13,4 milhões de euros, com valências na área desportiva, cultural e social.

Para o futuro, o presidente da Junta considera ser fundamental a atualização do Plano de Pormenor PP1 de Almancil, que conta com mais de 20 anos, «para estar em consonância com o crescimento, desenvolvimento e aspirações» dos almancilenses, que passam pela «criação de uma nova sede para a Junta de Freguesia e também um espaço para alojar as associações e instituições locais».

 



Comentários

pub