Algarve tem apenas 3 eleitos nos novos órgãos nacionais do PSD

Cristóvão Norte, apesar de não ter conseguido ser eleito, tem lugar por inerência dupla

O Algarve passa a ter apenas três eleitos no novos órgãos nacionais do PSD, após o Congresso dos social-democratas que decorreu este fim de semana, em Santa Maria da Feira.

Trata-se do deputado Rui Cristina (lista afeta ao Carlos Eduardo Reis), do presidente da Câmara de Castro Marim Francisco Amaral (13.º da lista oficial do Rui Rio) e de Carlos Gouveia Martins, que entrou pela lista X (lista geracional entre os 18-35 anos de ex dirigentes da JSD), todos eleitos para o Conselho Nacional.

Neste último caso, o jovem líder dos social-democratas portimonenses até era o número 5 da lista que só elegeu quatro conselheiros. Só que, o número 2 da lista X era João Fortes, presidente da Câmara de Mourão e, por isso, com um lugar por inerência no Conselho Nacional do PSD. Portanto, acabou por entrar o número 5, precisamente Carlos G. Martins.

Do Conselho Nacional, saíram inúmeros algarvios, como Bruno Sousa Costa ou Gameiro Alves. Mas, apesar de até ter sido mandatário regional de Paulo Rangel nas recentes diretas do PSD, Cristóvão Norte mantem-se como conselheiro, uma vez que tem direito a isso, como líder da Distrital laranja que é (e como deputado que foi na última Legislatura, embora agora afastado das listas por Rui Rio).

Também por inerência, o Conselho Nacional inclui os deputados eleitos pelo Algarve (Cristóvão Norte, Rui Cristina, Ofélia Ramos) e os presidentes de Câmara social-democratas (Francisco Amaral, José Carlos Rolo e Rogério Bacalhau).

O Algarve não conseguiu colocar ninguém na Comissão Política Nacional, o que não é de admirar. O presidente Rui Rio já tinha sido eleito nas diretas e, no congresso, de acordo com as regras do PSD, apenas anunciou, sem direito a lista concorrente, os vice-presidentes, secretário geral e vogais, que são, portanto, escolha sua.

Os social-democratas algarvios também não têm qualquer representação na Mesa do Congresso.

No entanto, é de registar que, para este último órgão, havia duas listas, uma afeta a Rui Rio, outra com elementos da oposição, encabeçada por Pedro Rodrigues, mas com destaque para o algarvio Cristóvão Norte, que era candidato a vice-presidente.

Ora, esta lista obteve um surpreendente resultado de 42% dos votos. Surpreendente porque, regra geral, a lista afeta ao líder do PSD (neste caso, encabeçada por Paulo Mota Pinto, que já era presidente da Mesa e voltou a ganhar) obtém muito mais que 58% dos votos.

 

 



Comentários

pub