Algarve e Baixo Alentejo passam o Natal sob aviso amarelo devido à chuva e à agitação marítima

Nos dias 25 e 26

Créditos: Depositphotos

A possibilidade de chuva forte e a forte agitação marítima estão a colocar o Algarve e o Baixo Alentejo sob aviso amarelo da meteorologia este Natal.

o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso amarelo para os distritos de Faro e Beja, entre as 3h00 e as 9h00 de amanhã, dia 25, devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte.

Entretanto, as duas regiões já estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, nomeadamente por causa das «ondas de noroeste com 4 a 5 metros, temporariamente de oeste no dia 25», na costa Ocidental, até às 3h00 de dia 26, domingo.
Entretanto, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil alertou a população para as «condições meteorológicas adversas».

Num comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para «períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas regiões Centro e Sul, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de intensidade e frequência durante a tarde», no dia 25.

Também no dia de Natal, a população deve contar com «vento forte do quadrante sul, soprando até 45 km/h no litoral e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas até 65 km/h e 80 km/h respetivamente, rodando para quadrante oeste no final do dia».

No domingo, dia 26, a chuva será «mais intensa durante a tarde» e o vento vai soprar do quadrante oeste, «por vezes forte no litoral (até 45 km/h, com rajadas até 65 km/h) e nas terras altas (até 55 km/h, com rajadas até 80 km/h), sendo temporariamente do quadrante sul durante a manhã e a tarde».

 

 



Comentários

pub