Algarve é a única região de Portugal Continental onde aumentou o desemprego em Novembro

Dados do IEFP, divulgados esta segunda-feira

Foto: Nuno Costa | Sul Informação (Arquivo)

O desemprego registado em Novembro, no Algarve, subiu 28,5% em relação a Outubro, sendo a única região continental a registar um crescimento no número de desempregados, segundo os dados relativos ao décimo primeiro mês do ano, divulgados esta segunda-feira, pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

De acordo com estes números, o Algarve tinha, no final de Novembro, 22.278 desempregados inscritos nos serviços do IEFP, mais 4.947 do que no final de Outubro, um valor inferior àquele que se registava em Maio (26.601), mas superior aos verificados durante os meses de Verão e Outono.

Os dados do desemprego na região algarvia, referentes ao mês de Novembro, vêm acompanhando a tendência crescente verificada em Outubro, mas são também condicionados, em parte, pelo retorno das medidas de combate à pandemia de Covid-19 decretadas pelo Governo.

Comparando com a última década, só os últimos três anos antes da pandemia (2017, 2018 e 2019) apresentaram um número inferior de desempregados inscritos em Novembro.

Segundo os dados do IEFP, as ofertas de emprego na região algarvia diminuíram 12% (-117) em relação a Outubro, mas, ainda assim, são mais 622 (+263,6%) em relação a Novembro do ano passado.

Apenas o Algarve regista um crescimento do número de desempregados e contraria a tendência nacional em Novembro, uma vez que o Norte (-4,1%), o Centro (-2,3%), Lisboa e Vale do Tejo (-2,9%) e o Alentejo (-0,6%) tiveram diminuições.

Em Portugal Continental, a variação foi de -1,6% (-5.783 desempregados).

 

 



Comentários

pub