Aldeia Presépio recria no centro de Albufeira a rotina diária do tempo do Menino Jesus

Aldeia de Natal pode ser visitada até 24 de Dezembro

Uma Aldeia Presépio, onde é recriada a «rotina do quotidiano hebraico, com os seus lavores e costumes, conforme seriam aquando do nascimento de Jesus Cristo», pode ser visitada até sexta-feira, dia 24 de Dezembro, no largo Engenheiro Duarte Pacheco, em Albufeira.

Nesta recriação de «uma aldeia com mais de dois mil anos» é possível «apreciar o labor ao vivo de alguns ofícios de época e de gastronomia», bem como assistir a «algumas peripécias entre hebreus e romanos».

Este é, no fundo, um Presépio vivo, cuja representação está a cargo da companhia Almanach, que criou uma moldura cenográfica de «um povo ainda semi-nómada, militarmente subjugado pelo poderoso Império Romano, vivendo alguma forçada submissão».

«Neste cenário, o nascimento de Jesus com as já tradicionais relíquias de cadinhos folclóricos num despojamento fantasioso da veracidade apesar do rigor e apuro históricos na ambientação geral», descreve a companhia teatral.

«Os oito atores que dão vida a este imaginário revezam-se nas atividades de Aldeia, mas Maria e José são sempre figuras presentes. Lá se encontra a manjedoura, o calor da tradição e da esperança, personificados no Menino Jesus», reforça a Câmara de de Albufeira.

A “Aldeia Natal” pode ser visitada entre as 14h00 e 21h00, exceto no dia 24, que abre às 10h00 e encerra cerca das 12h00.

 

 

 



Comentários

pub