9 projetos de novas empresas da Startup Albufeira foram estrelas na Quinta do Canhoto

«Albufeira está focada no alavancar de dinâmicas relacionadas com a inovação, a investigação e o desenvolvimento»

Nove projetos de novas empresas, ligadas ao setor do turismo, pensadas no âmbito da Startup Albufeira, foram apresentados no passado dia 3 de Dezembro, na Quinta do Canhoto. O momento serviu também para falar sobre o perfil do novo turista. 

Uma economia circular, criativa e com recurso às novas tecnologias. Este foi a tónica comum dos nove projetos apresentados, tendo sempre em conta o turismo e a criatividade.

E que projetos foram estes?

A saber: Our Pack (experiências acessíveis para estudantes), Activ’Art (experiências artísticas que vão desde a realização de ‘tours’ a workshops ligados à arte), Imaginatus (atividades lúdico-sensoriais que têm a imaginação como fonte de desenvolvimento pessoal), Wine Not (aplicação informática com rotas, preços e recomendações por especialistas em enologia), Atelier Criativo (residências artísticas para crianças e jovens), Sal Sabe (restaurante com gastronomia de Cabo Verde), Ponto Nato Atelier (peças de arte a partir de reciclagem e de recursos naturais, já a operar a partir de Paderne), In’Art (experiências lúdicas e artísticas para crianças com necessidades especiais) e Quinta Coelho (potencialização de produtos endógenos de uma quinta na freguesia da Guia, legada pelos avós, com acento na sustentabilidade).

«Albufeira está focada no alavancar de dinâmicas relacionadas com a inovação, a investigação e o desenvolvimento e é por isso mesmo que a nossa incubadora de negócios, a Startup Albufeira, tem dois polos complementares», disse Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira, que também fez as honras de abertura deste encontro.

Um dos polos é dedicado à Criatividade e ao Turismo e encontra-se situado no CAE – Centro de Acolhimento Empresarial, na Rua das Escolas, em Albufeira e o outro, dedicado aos Produtos Endógenos e à Gastronomia, já está pensado para Paderne, na antiga escola do 1º ciclo.

«Este bootcamp insere-se neste contexto e saímos daqui mais rico», concluiu Cristiano Cabrita, avançando que irá «tentar abraçar as ideias que aqui foram apresentadas, pois há nelas trabalho e sentido de risco».

No final, disse estarem previstas para Janeiro mais ações no âmbito do empreendedorismo.

O momento contou ainda com uma conferência moderada pela jornalista Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, sobre o tema “O perfil do novo turista”, na qual participaram Alexandra Gonçalves, diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, João Paiva Mendes, diretor executivo da Boost, e Miguel Neto, empresário turístico, cujo avô foi o fundador do Hotel Baltum, a primeira unidade hoteleira de Albufeira.

«Não houve nenhuma definição de perfil, dada a volatilidade de gostos e de opções, mas ficou firme que importa definir o posicionamento do destino e de como o manter competitivo nos próximos dez anos», relata a autarquia albufeirense.

Alexandra Gonçalves apontou o estudo desenvolvido recentemente na região em torno do turismo criativo por oposição ao turismo massificado, beneficiando economicamente a economia em meio rural. Miguel Neto apontou a importância da proximidade e da comunicação em presença, mesmo quando os meios digitais imperam, e João Paiva Mendes acentuou não haver nenhum “novo perfil” mas, sim, novas formas de fazer turismo e novas motivações.

Carlos Abade, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal, louvou esta iniciativa, deixando duas mensagens. A primeira foi de «confiança», apontando que, depois de cerca de 20 meses difíceis para as empresas do setor, graças «à capacidade de resiliência e de adaptação» do Estado e das empresas, «podemos falar hoje em retoma da economia».

E explicou: «3,2 mil milhões de euros de apoio foram disponibilizados no último ano e meio, o que foi essencial para preservar o capital produtivo e humano. Olhando para o segundo semestre do ano, tivemos a surpresas boa de ver a nossa capacidade de recuperação quase imediata».

Aquele responsável não tem dúvidas de que «o turismo tem um futuro promissor e um papel fundamental».

A segunda mensagem prendeu-se com a apresentação das novas ideias para o setor.

Carlos Abade reiterou que «é sobre a inovação que se tem de fazer a base da produtividade e da eficiência. Não é possível crescer se não estivermos sempre a inovar. Albufeira inovou quando criou esta incubadora».

Por fim, Luís Matos Martins, responsável pela Territórios Criativos, fez a apresentação de todo o programa da tarde: «este primeiro bootcamp foi dedicado ao turismo e criatividade» e «foi um salto de fé».

«O empreendedorismo sempre existiu em Albufeira, mas diz-se que o futuro é de quem o faz», concluiu.

 

 
 



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