1ª fase do “Algarve + Sustentável” termina num debate com especialistas e instituições

Projeto regressará de Março a Abril de 2022 para a sua segunda fase

A 1ª fase do “Algarve + Sustentável”, o maior evento de turismo de natureza sustentável da região algarvia, encerrou no passado mês de Novembro, com um debate sobre o plano “Turismo + Sustentável 20-23”, do Turismo de Portugal, que juntou especialistas, operadores e instituições, por um desígnio comum. Este evento estará de regresso de Março a Abril do próximo ano para a sua 2ª fase.

A abertura dos trabalhos deste debate coube a Aura Fraga, da Associação Vicentina, João Fernandes, da Região de Turismo do Algarve, José Gonçalves, do Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, e Joaquim Brandão Pires, da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Nas palavras de Aura Fraga, este encerramento da 1ª fase do projeto contou «com um conjunto de contributos de especialistas sobre diversos temas em torno da estruturação de uma oferta cada vez mais sustentável e sobre a necessária capacitação dos seus agentes, fundamentais para um compromisso regional com a sustentabilidade do sector nas vertentes económica, social e ambiental».

Já João Fernandes realçou os objetivos alcançados nesta 1ª fase, como o de «aumentar o conhecimento, fomentar a capacitação dos agentes, divulgar as atividades junto dos residentes e depois refletir sobre o que fizemos».

O último dia do evento contou com apresentações e debates segundo dois eixos, sendo eles “Estruturar uma oferta cada vez mais sustentável” e “Qualificar agentes do setor”, ambos com moderação de Manuela Rosa, da Universidade do Algarve, e contributos de especialistas de diversas áreas.

Dos especialistas fizeram parte: Maria José Nunes (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), Daniela Serrão (AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve), Nélia Guerreiro (Accessible Portugal), Aura Fraga (Associação Vicentina), Magda Martins (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve), Antónia Correia e Alexandra Gonçalves (Universidade do Algarve) e Marta Cabral (Rota Vicentina).

Aura Fraga congratulou-se pela parceria entre a Associação Vicentina e a Região de Turismo do Algarve na dinamização de um evento desta importância, afirmando que «em torno da sustentabilidade, foi possível reunir a perspetiva da gestão setorial do turismo, fundamental pelo conhecimento profundo do setor e das suas necessidades, com a perspetiva do desenvolvimento territorial e integrado, potenciando sinergias intersetoriais e a cooperação».

Por seu lado, João Fernandes prometeu um novo conjunto de ações em 2022, «sempre alinhadas com a Estratégia de Turismo 2027, com o Plano Turismo + Sustentável para Portugal e também focadas no plano de ação Reativar o Turismo. Há no fundo uma estratégia europeia, uma estratégia nacional e ainda o foco regional na aposta da sustentabilidade. A palavra que sai assim desta primeira etapa é “mobilização”. Temos a melhor região e os melhores agentes. E estamos todos mobilizados para a ação, através do planeamento e desenvolvimento sustentável das atividades turísticas no Algarve».

O “Algarve + Sustentável” está de regresso de Março a Abril de 2022 para a sua segunda fase. Já a terceira está planeada para Novembro do próximo ano.

 



Comentários

pub