Vacinação gratuita contra a gripe chega às farmácias de Loulé

No âmbito do programa “Vacinação SNS Local”

As farmácias de Loulé vão administrar a vacina da gripe de forma gratuita à população vulnerável do concelho, ao abrigo de uma parceria entre a Câmara, o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias «que permitirá reforçar a rede de vacinação para a gripe sazonal», anunciou a autarquia louletana.

Na prática, isto significa que o programa “Vacinação SNS Local” está de volta a este concelho.

As farmácias que este ano estarão associadas ao Programa “Vacinação SNS Local”, no concelho de Loulé, são: em Quarteira – Farmácia Algarve, Farmácia Miguel Calçada e Farmácia Maria Paula; em Almancil – Farmácia Almancil, Farmácia Nobre Passos e Farmácia Silveira Algarve; em Loulé – Farmácia Avenida, Farmácia Chagas, Farmácia Pinto e Farmácia Martins; assim como as Farmácias: Cruz Ramos (em Boliqueime), Horta Figueiredo (em Alte), Silva (em Vilamoura), e Sousa Rodrigues (em Benafim).

«A Câmara Municipal de Loulé adquiriu as doses desta vacina que serão agora distribuídas pelas farmácias do concelho e aí administradas à população abrangida pela gratuidade deste serviço. Desde logo pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, mas também grávidas, população com menos de 65 anos de idade e com patologias crónicas ou imunodeprimidos, para além de outras condições definidas pela Direção-Geral de Saúde como elegíveis», resume o município.

A opção por levar a vacina numa farmácia «passará a constituir uma alternativa às unidades locais de saúde e ao Centro de Vacinação, agora a funcionar no Salão de Festas de Loulé, junto ao Estádio Municipal, onde a 3ª dose da vacina contra a Covid-19 está a ser administrada em simultâneo com a vacina da gripe».

Esta participação das farmácias no processo de vacinação da gripe sazonal «permitirá dar uma resposta mais eficaz à população graças ao aumento do número de locais e de horários disponíveis, para além de garantir um serviço de proximidade já que existe, em geral, uma relação de confiança entre o utente e o seu farmacêutico».

 

 



Comentários

pub