Universidade do Algarve dá-se a conhecer com “2 minutos de ciência”

Com uma periodicidade semanal, os vídeos serão disponibilizados sempre à quarta-feira

A Universidade do Algarve (UAlg) vai lançar, esta quarta-feira, 24 de Novembro, a iniciativa “2 minutos de ciência”, divulgando o que se faz na academia. 

Com “2 minutos de ciência”, a Universidade do Algarve associa-se à Semana da Ciência e da Tecnologia 2021, promovida pela Ciência Viva, divulgando ao longo de 34 semanas a ciência que se faz na UAlg.

Com uma periodicidade semanal, os vídeos serão disponibilizados sempre à quarta-feira, focando-se em temáticas tão diferentes como a saúde, a educação, a ação climática, a vida marinha, a sustentabilidade ou a inovação, entre outros, sempre com o objetivo de celebrar a ciência e despertar para o seu interesse.

Alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constituem a Agenda 2030 das Nações Unidas, e tendo como imperativo social a comunicação de ciência, a UAlg disponibilizará no seu site e redes sociais um conjunto de 34 episódios, dando, assim, voz a dezenas de cientistas.

Estabelecendo uma analogia entre os conceitos da investigação e as experiências e vivências do leitor, o projeto procura, através de uma abordagem generalista e de fácil compreensão, atingir novos públicos e expandir o potencial de transferência do conhecimento produzido na UAlg.

De resto, tendo como referência a resolução intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, a UAlg tem vindo a realizar uma série de iniciativas.

Em 2019, por ocasião do seu 40ºaniversário, através de uma exposição itinerante e interativa intitulada “Universidade do Algarve – 40 anos a criar futuro”, que foi inaugurada na Assembleia da República, a UAlg deu a conhecer as suas linhas de investigação e o que está a fazer para mitigar os enormes desafios económicos, sociais e ambientais que o planeta enfrenta, contribuindo, assim, para esta missão comum da Humanidade.

Em 2020, a revista institucional UALGzine (nº 13) deu a conhecer vários projetos de investigação ou ações que ilustram o seu contributo local para o desenvolvimento sustentável global.

A edição impressa em 2020 é agora complementada com conteúdos audiovisuais, mostrando que o resultado alcançado se deve ao trabalho efetuado pelos editores junto das unidades de Investigação e à disponibilidade dos cientistas em partilhar com a sociedade o conhecimento construído.

A iniciativa, lançada em diversas plataformas digitais, encontrar-se-á disponível, em permanência, aqui.

 



Comentários

pub