TEMPO de Portimão reúne «grandes nomes do jazz nacional» em Novembro

Passarão pelo TEMPO iniciativas como um concerto do projeto Sax@Sul, no dia 13 de Novembro, ou o fim d“O Palco é Teu”, a 25

João Mortágua (Sax@Sul)

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai receber, durante o mês de Novembro, «grandes nomes do jazz nacional», começando com a passagem do projeto Sax@Sul, o fim dos concertos d“O Palco é Teu”, a atuação de André Rosinha Trio e mais uma edição do “Choque Frontal ao Vivo”.

A terceira edição do projeto Sax@Sul, que se viu obrigado a reinventar-se devido à pandemia, desenhando uma proposta de criação que une o Algarve e o Alentejo numa rede de espetáculos, vai apresentar-se este sábado, dia 13 de Novembro, às 21h00, no pequeno auditório do TEMPO.

Serão reveladas a duas facetas mais incomuns do saxofone, com HOLI, projeto a solo de João Mortágua, saxofonista de jazz possuidor de uma já vasta discografia e distinguido com o Prémio Play para o Melhor Álbum de Jazz de 2020, bem como o grupo 2_LOW, um duo de saxofone barítono (Filipe Valentim) e clarinete baixo (Vasco Valente) que vai interpretar obras de vários compositores portugueses, escritas propositadamente para a dupla.

Os bilhetes têm o custo de cinco euros e estão disponíveis na bilheteira online e na do TEMPO.

 

André Rosinha Trio

 

Já no dia 20, às 21h00, o André Rosinha Trio, liderado pelo contrabaixista e compositor português André Rosinha, que integra os projetos de Salvador Sobral, Júlio Resende, e João Barradas, vai subir ao palco do Grande Auditório do TEMPO.

O contrabaixista já tocou com protagonistas do jazz nacional e internacional, como são os casos de Mário Laginha, Greg Osby, Abe Rabade ou Perico Sameat e tem dois discos em nome próprio – “Pórtico” (2017) e “Árvore” (2019) -, ambos distinguidos pela crítica nacional, e será este último que, juntamente com João Paulo Esteves da Silva (piano) e Marcos Cavaleiro (bateria), apresentará em Portimão.

«Este é um álbum fundamentalmente composto por música simples e livre, com espaço para que cada um possa deixar a sua personalidade musical. Vive dos momentos de interação entre os membros e explora os conceitos da improvisação individual e coletiva. As peças são cativantes e inovadoras, apresentando influências de vários estilos musicais, como o jazz, os boleros, o folk e a música clássica», explica a autarquia de Portimão.

Os bilhetes para o concerto terão um custo de 10 euros, estando já disponíveis na bilheteira online e na do TEMPO.

Quanto aos concertos d“O Palco é Teu”, o terceiro projeto de apoio direto criado pela Câmara de Portimão para apoiar os artistas locais cuja atividade foi afetada pela pandemia da Covid-19, chegam ao fim neste mês de Novembro, num total de 39 atuações.

Assim, esta quinta-feira, dia 11, terá lugar a antepenúltima edição que contará com as atuações de Teresa Viola, «para propor no palco uma viagem musical pelo fado tradicional, com algumas incursões pelo fado musicado», e de Edmundo Vieira que apresentará ‘Mais de mim’, «álbum que espelha a sua carreira e onde o artista coloca à disposição um reportório cheio de sucessos, demonstrando toda a sua alma enquanto artista», realça o município.

Já no dia 18, a penúltima sessão terá como convidados os Volume 2, uma banda de pop-rock português, e o DJ Carlos Peregrino, que animará o público com a sua performance de house comercial.

Por fim, no dia 25 de Novembro, decorrerá a última sessão com as atuações de Haja Saúde, um grupo musical composto por oito pessoas, criado para cuidar a saúde mental delas e dos outros, e dos Giletes d’Aço, «que nos habituaram aos seus sketchs humorísticos, mas que desta vez apresentam um concerto em acústico, com as suas músicas traduzidas de forma literal para algarvio».

Os concertos decorrerão às 19h00, no pequeno auditório do TEMPO, sendo necessário proceder ao levantamento de bilhete no dia anterior ao concerto.

 

The Black Teddys

 

No dia 17 de Novembro, às 21h00, a música volta ao TEMPO, com mais uma edição do Choque Frontal ao Vivo, o programa da rádio Alvor FM gravado uma vez por mês no Pequeno Auditório, com público a assistir.

Os convidados deste mês são os The Black Teddys, uma banda indie-rock formada em 2015 e influenciada pelo panorama rock e pop dos anos 60 aos anos 80, que teve já oportunidade de pisar palcos como o Festival F, Festa do Avante, Teatro das Figuras, Festival do Marisco, e clubes como o Sabotage, Tokyo, Texas Bar, ou Bafo de Baco entre outros.

Os bilhetes são gratuitos e devem ser levantados previamente na bilheteira do TEMPO.

Para obter mais informações sobre a programação preparada para os próximos meses poderá consultar o site do TEMPO ou contactar 282 402 475 ou 961 579 917.

 



Comentários

pub