Teatro das Figuras integra Rede Eunice Ageas

Teatro das Figuras (Faro) vai substituir o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

Foto: Rodrigo Damasceno | Sul Informação (Arquivo)

O Teatro das Figuras, em Faro, é o novo Teatro Municipal escolhido para integrar a Rede Eunice Ageas ao longo das próximas três temporadas de programação, até 2024, substituindo o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, que fez parte desta rede de circulação de espetáculos do Teatro Nacional D. Maria II desde a temporada 2017-2018.

O Teatro das Figuras junta-se assim ao Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre , ao Centro Cultural do Cartaxo e ao Teatro Municipal de Bragança, os três teatros municipais que fazem parte deste projeto desde a temporada 2019-2020.

«Desde o primeiro momento que pertencer à Rede Eunice Ageas foi um propósito do Teatro das Figuras e é com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que encaramos esta parceria com a rede e com o Teatro Nacional D. Maria II. Integrar esta rede irá possibilitar ao público não só de Faro, mas também da região, ter acesso a um conjunto de espetáculos adquiridos pelo Teatro Nacional D. Maria II de enorme qualidade, técnica e artística», salienta Paulo Santos, presidente do Conselho de Administração.

«Esperamos que esta parceria seja o início de um caminho que pretendemos percorrer em conjunto», acrescenta.

Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, desenvolvida em parceria com teatros municipais, com o propósito de «reforçar uma oferta teatral de qualidade territórios se deteta um potencial de desenvolvimento de públicos», diz o Teatro Nacional D. Maria II.

Desde 2019, a rede conta com o apoio do Grupo Ageas Portugal , um dos principais grupos de segurança em Portugal, com o objetivo de alargar a oferta teatral em geografias cada vez mais abrangentes.

«É com enorme satisfação que damos as boas-vindas ao Teatro das Figuras, que agora integra a Rede Eunice Ageas, um projeto de grande importância para o Teatro Nacional D. Maria II no que respeita à sua missão de descentralização e promoção de um alcance cada vez mais extensa da atividade teatral nacional», refere Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II .

«Esperamos que o público de Faro, e do Algarve, acorra ao teatro, juntando-se aos milhares de espectadores que já assistiram a espetáculos, um pouco por todo o país», explica o diretor artístico.

Já Teresa Thöbe, responsável de Comunicação Externa e Marca do Grupo Ageas Portugal comenta que «é um orgulho poder contribuir para o desenvolvimento cultural do distrito de Faro e ter a possibilidade de levar grandes espetáculos, encontrados pelo Teatro Nacional D. Maria II, ao público do sul do país».

«Esperamos essencialmente que gostem do espetáculo e que nunca se esqueçam de que há mais vida e futuro onde há arte e cultura», salienta.

A Rede Eunice Ageas abrange, atualmente, um total de quatro teatros municipais, que apresenta até três espetáculos por ano, encontrados ou coproduzidos pelo D. Maria II.

Cada teatro integra esta rede por um período de três temporadas de programação e, finalizado esse tempo, são abertas candidaturas para dar lugar a um novo teatro municipal, garantindo-se assim uma presença regular, consistente e diversificada do Teatro no território nacional.

Ao longo de cinco anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas sete teatros municipais, que partilharam um total de 16 espetáculos diferentes, abrangendo vários espectadores em várias regiões do país.

Nesta temporada 2021-2022, a Rede Eunice Ageas terá três espetáculos em circulação – uma produção do D. Maria II e duas coproduções: O Professor Inesquecível, um espetáculo de Pedro Gil que estreia-se na Sala Garrett do D. Maria II esta semana; Madalena , com direção artística de Sara de Castro, que esteve já em cena no D. Maria II em Janeiro deste ano; e “Última Hora”, uma comédia de Rui Cardoso Martins com encenação de Gonçalo Amorim, estreada no D. Maria II em 2020.

 



Comentários

pub