Só 2% dos trabalhadores independentes na Europa são mulheres

As empreendedoras da Eurocidade do Guadiana reuniram-se para superar juntas os desafios do espaço transfronteiriço

Só 2% dos trabalhores independentes na Europa são mulheres, o que evidencia a necessidade de impulsionar a inclusão das mulheres neste setor, revelou Maria Angeles Benitez, diretora da representação da Comissão Europeia em Espanha, na abertura do encontro de mulheres emnpreendedoras da Eurocidade do Guadiana, que cedorreu em Castro Marim.

Por isso mesmo, Elsa Cordeiro, vice-presidente da CCDR-Algarve, sublinhou a importância e necessidade de as mulheres cultivarem a confiança nelas mesmas para chegar a cargos de responsabilidade.

A investigadora espanhola Blanca Miedes indicou a busca da felicidade e a missão de vida como pilares sobre os quais empreender, realçando a importância de criar redes de confiança e rodear-se de pessoas, tanto no âmbito profissional como pessoal, que “carreguem” a nossa energia e vontade de viver.

Por seu lado, a empresária portuguesa Vanessa Nascimento transmitiu também mensagens motivadoras: “ devemos relembrar que a mulher não tem uma vida mais difícil, senão mais desafiante. Abracemos o desafio” acrescentou.

Para apresentar a sua experiência, estiveram presentes três investigadoras que suscitaram interesse e inspiração: o testemunho de Laura Ribeiro deu conta do esforço extra que as mulheres devem realizar como cientistas num mundo de homens, coincidindo nesse ponto com Sandra Pais, que destacou que os êxitos e descobertas científicas são menos “notícia” quando são realizados por investigadoras femininas.

Por seu lado, Reyes Tirado contou que há mais de anos promoveu com êxito o trabalho à distância como uma medida de conciliação familiar, trabalhando para uma universidade britânica a partir da sua terra natal, Ayamonte.

O Encontro contou ainda com a presença das representantes políticas dos três municipios que constituem a Eurocidade: Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Natália Santos, alcaldesa de Ayamonte, e Conceição Pires, vereadora da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Todas elas coincidiram na importância do trabalho em rede das mulheres no âmbito transfronteiriço e no compromisso que as administrações locais têm em impulsionar redes e encontros como o que teve lugar em Castro Marim.

A finalizar, teve lugar o debate da Conferência para o Futuro da Europa, cujas conclusões poderão ser consultadas nas redes sociais do projeto EuroGuadiana 2020, en facebook, twitter, instagram e youtube.

 

 



Comentários

pub