Símbolos da Jornada Mundial da Juventude terminam passagem pelo Algarve em Loulé

Último momento de celebração no Algarve decorrerá esta sexta-feira em Loulé

Foto: Ana Madeira | Sul Informação (Arquivo)

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) terão um último momento de celebração no Algarve, esta sexta-feira, 26 de Novembro, com uma caminhada e uma vigília de oração no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé.

A chegada dos símbolos e dos participantes tem hora marcada para as 20h30, junto ao Convento de Santo António, em Loulé, partindo depois os jovens algarvios em caminhada, às 21h00, pela ladeira da Mãe Soberana em direção ao Santuário, onde, às 21h30 terá início a vigília de oração.

O Comité Organizador Diocesano do Algarve (COD) para a JMJ apela à «presença de cada um, para que este seja um momento inesquecível para juventude e para nossa igreja diocesana».

Os interessados deverão fazer a sua inscrição através deste link, até ao dia 25 de Novembro, ou quando for atingida a lotação máxima do espaço.

Os Símbolos da JMJ, ou seja, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, estão no Algarve desde o dia 29 de Outubro, estando a passar por todas as Vigararias (Tavira, Faro, Loulé e Portimão) e que peregrinarão por todas as Dioceses portuguesas, até Julho de 2023, já que a JMJ decorrerá de 1 a 6 de Agosto desse ano.

 

 

Os dois símbolos são sempre sinais de anúncio desta grande atividade dos jovens católicos e foram entregues aos portugueses pelo Papa Francisco, a 22 de Novembro de 2020, em Roma.

A Cruz Peregrina tem 3,8 metros de altura e foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, tendo sido confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina já esteve nos cinco continentes e em cerca de 90 países, afirmando-se como um sinal de esperança.

Desde 2000 que a Cruz Peregrina é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes.

 



Comentários

pub