Tavira vai assinalar a Semana da Diabetes, entre 8 e 14 de Novembro, sob o tema “O acesso ao tratamento da diabetes. Se não agora, quando?”. A ação visa sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania e o estilo de vida saudáveis.
«O aumento desta patologia, em Portugal, é acentuado e preocupante, pelo que se torna imperioso contrariar esta tendência e unir esforços na luta contra a sua expansão», realça a Câmara de Tavira.
Para atingir esse fim, «durante este período, estão agendadas inúmeras iniciativas, nomeadamente, a iluminação do edifício dos Paços do Concelho com luzes azuis».
O programa inclui a rubrica “P’la sua Rica Saúde”, cujas atividades de literacia, em temáticas relacionadas com esta doença, terão lugar no programa “Haja Manhã” da Rádio Gilão, nos dias 12, 19 e 26 de Novembro, entre as 10h00 e as 12h00.
No dia 12, o tema será o Dia Mundial da Diabetes – O acesso ao tratamento da diabetes “Senão Agora – Quando?” por Jonathan Silva,
médico especialista em medicina geral e familiar, enquanto no dia 19, as enfermeiras Dulcineia Guerra e Ana Filia Cosme vão falar sobre a intervenção de enfermagem na prevenção e controlo da diabetes a nível comunitário
Por fim, no dia 26, o tema abordado por Laura Martins, nutricionistas, será “Dieta Mediterrânica e a Diabetes”.
A par destas iniciativas, realiza-se, no dia 14 de Novembro, pelas 09h30, a partir da Praça da República, a caminhada pela diabetes.
O programa integra ainda outras ações que vão decorrer durante os meses de Novembro e Dezembro, como «a sensibilização sobre prevenção e controlo da doença, informação à população acerca dos serviços disponibilizados pelo ACES do Sotavento, assim como avaliação do risco da diabetes a 10 anos, através da Unidade de Saúde Móvel de Tavira, junto da população adulta e sénior residente nas zonas rurais do concelho».
A Semana da Diabetes é uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga, através do Projeto Comunitário Viver bem com a Diabetes, da ARS Algarve, do ACeS Algarve III Sotavento e do Município de Tavira. A iniciativa conta ainda com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.
Comentários