RUA FM celebra 19 anos com grelha renovada e novo site no horizonte

Este sábado, há festa na Associação de Músicos

Alexandre Moura, Susana Monteiro e Pedro Figueiras – Foto: Carlos Costa

A Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM celebra na segunda, 28 de Novembro, o seu 19º aniversário, com o lançamento de uma programação regular renovada e um novo site no horizonte.

A nova grelha regular da RUA FM entra em emissão no dia 1 de Dezembro, com uma nova programação, «mantendo a aposta na música, na cultura emergente e na informação. A época natalícia também estará presente na emissão, com jingles e separadores alusivos ao Natal, embrulhados com boa disposição e músicas desta época festiva a cada sinal horário, em diferentes versões mais ou menos peculiares», diz a Universidade do Algarve (UAlg).

Também em Dezembro, haverá novo site para a RUA: com novo design e funcionalidades, ao nível do soundcloud e também com novos conteúdos nas áreas do entretenimento da e informação.

Outra novidade será disponibilizar um contacto WhatsApp para que os ouvintes possam gravar mensagens, responder a perguntas ou a concursos, para passar posteriormente na emissão, promovendo uma maior interação.

 

 

O objetivo «é continuar a envolver o universo académico e a comunidade, participar na valorização e no crescimento de ambos, crescer simultaneamente, e ao mesmo tempo ser uma alternativa regional às rádios nacionais», diz a UAlg.

Ao longo último ano a RUA FM viu a equipa renovada, com a entrada de Alexandre Moura (jornalista com mais de 20 anos de experiência em vários órgãos de comunicação nacionais na área da televisão e imprensa escrita) para o cargo de coordenador de programas e informação, em Novembro do ano passado, juntamente com a entrada de Susana Monteiro no início do último Verão.

«A RUA deu-me muitas oportunidades: é excelente para aprender mais na área da rádio e crescer como profissional», diz a mais recente aquisição desta rádio.

Atualmente composta por dois elementos a tempo inteiro, a partir de Dezembro a equipa será reforçada com a entrada de Pedro Figueiras, todos ex-alunos da Universidade do Algarve, licenciados em Ciências da Comunicação.

«É um sentimento de realização enorme poder ajudar jovens que são exatamente como eu era, antes de subir a via pela primeira vez. A RUA dá a oportunidade de aprender e errar a quem quer iniciar-se e isso é a maior ajuda que um jovem comunicador pode ter», considera Pedro Figueiras.

Um ano depois de ter assumido a coordenação, Alexandre Moura destaca o empenho e o trabalho realizado durante um ano atípico e que resultou numa maior oferta de serviços, enquanto Associação Radio Universitária do Algarve, na área do vídeo ou da comunicação que permitiu reunir mais recursos para reforçar a equipa permanente da RUA FM.

 

 

«Enquanto associação vamos continuar a desenvolver projetos na área do vídeo e da comunicação ao nível externo, de forma a fortalecer os recursos da nossa rádio que é a alma deste projeto», refere o coordenador, que destaca também o trabalho desenvolvido «no fortalecimento ao nível de parcerias e protocolos com as instituições da região, como por exemplo com o IPDJ, que foi estabelecido pela primeira vez um protocolo, que resultou em diversas parcerias e apoios diretos aos jovens estudantes da UAlg que colaboram connosco».

Além da equipa permanente, a RUA FM conta com cerca de 40 voluntários que participam e colaboram nos vários momentos que compõem a grelha de programação, nas diferentes emissões diárias, em rubricas ou programas de autor.

Este é um número que parece continuar a aumentar.

«Neste início de ano letivo estamos a registar uma afluência de alunos acima da média e em número recorde. Neste momento, estamos em fase de formação e alguns já se estrearam em Novembro. É uma enorme satisfação vê-los crescer, até porque somos uma rádio laboratório, não descurando a qualidade do trabalho final que pretendemos apresentar aos nossos ouvintes», salienta.

Com os olhos postos no futuro, em 2022 a RUA FM celebra duas décadas de existência, um momento que vai ser assinalado com várias iniciativas: em termos de emissão será apresentada uma nova paisagem sonora, como novos jingles, separadores, conteúdos, entre muitas outras surpresas e novidades.

Por enquanto, o 19º aniversário será celebrado com uma festa com entrada livre, este sábado, dia 27 Novembro, às 22h00, na sala multiusos da Associação Recreativa e Cultural os Músicos (ARCM), um evento integrado no Festival SIGA.

 

 

 

Programas a estrear em Dezembro:

Viver Melhor Com Menos

Ideias para uma vida minimalista, a organização da casa e o Bem-estar.

Domingos | 11h00 e 19h00

Com a Consultora da Desordem, Catarina Flôr de Lima

RUA da Europa

Os jovens da Europa em destaque na tua RUA

2ª feira | 8h45 e 18h45

Em parceria com o Europe Direct e o Centro de Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade do Algarve

Cine RUA

Espaço dedicado ao cinema e às suas músicas

sexta-feira | 8h45 e 18h45

Com Carolina Avoila

Dezembro pela Natureza

As Associações que trabalham para criar um futuro mais sustentável e mais amigo do ambiente

segunda-feira – 8h45 e 18h45

Com Pedro Figueiras e Tatiana Felício

 

RUA FM 19º aniversário: Programa

Alinhamento da Festa na Associação Recreativa e Cultural os Músicos:

ARCM – Sala Siga

19h – Nos Trilhos de Africa – Didier Grelha

20h – Sonoridades – Didier Grelha

ARCM – Sala Multiusos

22h – Sangue Elétrico – José Miguel

23h30 – Raveolutions – Helena Isabel e Bruno

01h30 – Busca Polos DJ Set– Naresk, Jay Martin e Sonicblast

Comentários

pub