Rota Vicentina lança curso gratuito para formar Guias Locais

A iniciativa terá a duração de 12 dias e realizar-se-á nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março

A Rota Vicentina vai lançar um curso para Guias Locais que decorrerá nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

«Inspirado no Guia ID, manual de boas práticas sobre a identidade do território, este curso nasceu da crescente vontade de qualificar, em especial os mais jovens, para a criação de uma oferta local de serviços de guia que propicie experiências turísticas mais responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas», explica a Rota Vicentina.

O objetivo «passa também por tornar o território mais resiliente do ponto de vista turístico e reforçar o seu posicionamento como destino de elevada qualidade onde a cultura, a natureza e a atividade socioeconómica estão intimamente interligadas e estruturadas numa oferta genuína, diferenciadora e sustentável?», acrescenta.

A participação neste curso é gratuita.

A iniciativa terá a duração de 12 dias e realizar-se-á nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

Contará com sessões presenciais e online, e ainda várias saídas de campo, totalizando 77 horas dedicadas à interpretação e valorização do Património Cultural e Natural da Costa Alentejana e Vicentina, bem como da relação com as comunidades locais.

No final do curso, o guia terá a oportunidade de apresentar um programa turístico desenhado por si na 2ª edição Semana ID, um evento promovido pela associação Rota Vicentina na Primavera de 2022.

Sob coordenação da Associação Rota Vicentina, no âmbito do projeto ID, este curso conta com a colaboração de João Ministro, sócio fundador da Proactivetur (empresa de animação turística e operador turístico / DMC especializado em ecoturismo, turismo criativo e desenvolvimento local) e cofinanciamento da EEC – PROVERE e Região de Turismo do Algarve.

Existem apenas 10 vagas e as inscrições decorrem até ao fim do ano aqui.

 



Comentários

pub