Rosa Palma (CDU) é a nova vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve

António Pina e Osvaldo Gonçalves, do PS, foram reeleitos presidente e vice-presidente da AMAL

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A comunista Rosa Palma é a nova vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve e integra uma equipa diretiva liderada por António Pina, que foi reeleito presidente, e que também conta com Osvaldo Gonçalves, ambos do PS, numa votação que decorreu hoje, dia 5.

A presidente da Câmara de Silves, eleita pela CDU, junta-se aos dois socialistas, edis de Olhão e de Alcoutim, que já ocuparam os respetivos cargos no mandato anterior. Entre 2017 e 2021, o segundo vice-presidente foi Rui André, do PSD, que liderou até há cerca de um mês a Câmara de Monchique, mas que não se pôde recandidatar.

Aliás, a Câmara de Monchique foi uma das duas autarquias que os socialistas arrebataram ao PSD, nas recentes Eleições Autárquicas.

Em declarações ao Sul Informação, António Pina revelou que a nova direção da AMAL, entidade que junta as 16 Câmaras do Algarve, foi eleita com 13 votos a favor e 3 abstenções.

As contas batem, de resto, certo, uma vez que há atualmente 12 presidentes de Câmara socialistas, uma da CDU e três do PSD na região algarvia.

 

O presidente reeleito da AMAL apontou cinco áreas  como sendo «os principais focos da associação para os próximos quatro anos».

Desde logo o Ordenamento do Território, uma vez que «o Algarve se sente estrangulado» com os instrumentos existentes e cuja elaboração depende do Estado.

«A forma como o Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT) e o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) olham para o Algarve está desatualizada e não serve os interesses da região», considerou.

Para o também presidente da Câmara de Olhão, estes planos são um entrave «ao desenvolvimento económico – e não em refiro ao Turismo».

«O PROT e o POOC estão caducos», afirmou, exigindo que sejam revistos.

Por outro lado, a AMAL vai focar-se «na questão da água, da saúde e do novo hospital, na mobilidade e na transição energética».

Na reunião de hoje, António Pina agradeceu o voto de confiança dos colegas autarcas para o renovado desafio, aproveitando ainda para dar as boas-vindas aos dois novos membros do Conselho Intermunicipal, Paulo Alves e Álvaro Araújo, presidentes dos Municípios de Monchique e Vila Real de Santo António (ambos eleitos pelo PS).

Para o Secretariado Executivo Intermunicipal foi deliberado propor Joaquim Brandão Pires, que tem desempenhado as funções de Primeiro Secretário da AMAL desde Maio de 2018. O nome será votado na próxima reunião da Assembleia Intermunicipal, a 6 de Dezembro.

 

 

 



Comentários

pub