Rede de Museus do Algarve debate “Conservar o Património em Portugal – boas e más práticas”

Jornadas da RMA irão juntar especialistas e responsáveis por diversas instituições, do país e da região

“Conservar o Património em Portugal – boas e más práticas” é o tema das quartas jornadas anuais da Rede de Museus do Algarve (RMA), que vão decorrer nos dias 11 e 12 de novembro, no Pequeno Auditório do Teatro das Figuras, em Faro, em colaboração com o Município da capital algarvia.

As jornadas da RMA irão juntar especialistas e responsáveis por diversas instituições, do país e da região, com uma ampla agenda de reflexões, nomeadamente as que se referem ao papel dos museus na conservação do património cultural: sensibilização, valores e práticas.

Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Joana Amaral, conservadora da Parques de Sintra – Monte da Lua, e Aida Carvalho, presidente da Fundação Côa Parque, são três das presenças nos dois primeiros painéis temáticos (11 de novembro): «Sensibilizar para preservar – o papel dos museus na conservação do património cultural» e «As intervenções no património cultural – quando o “belo” se sobrepõe ao original».

A par da procura de uma sensibilização mais ampla da sociedade e de um olhar sobre algumas experiências nacionais, as atenções centrar-se-ão também na proteção do património cultural do Algarve e no leque de experiências e intervenções desenvolvidas nos últimos anos pelos museus da região, temas do terceiro painel temático (12 de novembro): «As intervenções no património cultural do Algarve».

Para estas reflexões e debates que decorrerão em formato misto (presencial e online), estarão presentes, além dos responsáveis já referidos, participantes do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade do Algarve, Universidade Nova de Lisboa e de vários museus algarvios.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, até ao dia 10 de novembro, clicando aqui, ou através do correio eletrónico [email protected].

Veja aqui o programa detalhado:

 



Comentários

pub