Presidente da República vai a Albufeira encerrar o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

Também marcarão presença no evento mo ministro Pedro Siza Vieira e a secretária de Estado Rita Marques

O Presidente da República vai encerrar o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que vai decorrer no NAU Salgados Palace, em Albufeira, entre os dias 10 e 12 de Novembro. Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital também estará no evento, mas na abertura.

Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o último orador do dia, a 12 de Novembro, uma sexta-feira, encerrando um painel de encerramento do congresso que também contará com intervenções de Raul Martins, presidente da AHP, que fará um balanço dos 2 dias de trabalhos, e de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo.

Um dos temas quentes da atualidade do setor será debatido no 1º dia de trabalhos, 11 de Novembro, no painel “A importância da acessibilidade aérea na recuperação do turismo em Portugal”. Moderado por Rosália Amorim, diretora do Diário de Notícias, este painel conta com as intervenções de Christine Ourmières-Widener, diretora executiva da TAP Portugal, de Thierry Ligonnière, diretor executivo da ANA Aeroportos e de José Lopes, Diretor para Portugal da Easyjet.

À tarde, haverá uma sessão plenária centrada sobre “O Financiamento das empresas hoteleiras”. «Que instrumentos e veículos existem ou estão a ser desenhados? Para que destinatários? Por quem e como serão mobilizados? Que articulação entre os sectores público e privado?», são algumas das questões em cima da mesa.
Jorge Marrão, partner da Deloitte, irá conduzir esta sessão, que terá como convidados Beatriz Freitas, diretora executiva do Banco Português de Fomento, Javier Arús, managing partner – Hotels do AZORA Group e João Veiga Anjos, head of Corporate Investment Bank do Santander.

As 3 sessões paralelas são outra das novidades deste Congresso. Além da já anunciada sessão sobre o “Capital Humano”, haverá a sessão “Digitalização das empresas hoteleiras”, moderada por Duarte d’Eça Leal,fundador do The Independente Collective, REBEL & Convex Capital, e que conta com as intervenções de John Antunes, diretor executivo dos SANA Hotels, Teresa Barros, fundadora e diretora executiva da Xpose, Ricardo Valente, vereador de economia, turismo e comércio na Câmara Municipal do Porto e Miguel Barbosa, diretor de investimentos de Turismo na Portugal Ventures.

A última sessão é sobre “Sustentabilidade do negócio e responsabilidade das empresas”: “Built back better” enquanto oportunidade para as empresas capturarem os benefícios da adoção do [cada vez mais incontornável] framework ESG (Environmental, Social and Governance).

Como keynote speaker, foi convidada Margarida Couto, sócia da Vieira de Almeida & Associados e presidente do GRACE – Empresas Responsáveis. Na mesa redonda participará Rebeca Ávila, VP Comunicação & Responsabilidade Social Corporativa para a Europa do Sul do Grupo Accor, Leonor Picão, diretora coordenadora da Valorização da Oferta do Turismo de Portugal e Eduardo Moura, diretor-adjunto de Sustentabilidade da EDP.

A moderação fica a cargo de Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

 

 



Comentários

pub