Prémio Quercus 2021 atribuído ao professor Jorge Paiva

No seu trabalho científico, destaca-se a identificação e classificação de novas espécies botânicas

Jorge Paiva, herborizando, na Cascata de Hunguélia, em Angola, em 2015

O Prémio Quercus 2021 foi atribuído este domingo, 31 de Outubro, ao professor Jorge Paiva, «em reconhecimento do seu trabalho científico, de divulgação e defesa da nossa floresta e biodiversidade autóctones».

Jorge Américo Rodrigues de Paiva nasceu em Cambondo (Angola) em 1933, licenciou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorou-se em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha).

Investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, onde lecionou algumas disciplinas, também lecionou, como professor convidado, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, nos Departamentos de Biologia das Universidades de Aveiro e da Madeira, na licenciatura de Arquitetura Paisagista da Universidade Vasco da Gama de Coimbra, no Departamento de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior de Tecnologia de Viseu e no Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha).

No seu trabalho científico, destaca-se a identificação e classificação de novas espécies botânicas, assim como a realização de explorações botânicas em diversos países da Europa, África e ainda Azerbaijão (Ásia Central) e Brasil.

Atualmente aposentado, o seu trabalho prossegue através de inúmeros artigos na comunicação social (nomeadamente no Sul Informação), intervenções públicas e dinamização de atividades. Ambientalista reconhecido, em particular na defesa da nossa floresta e biodiversidade autóctones, é membro ativo de diversas associações e comissões nacionais e internacionais.

Criado em 2004, o Prémio Quercus tem como principal objetivo distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se destaquem enquanto defensores do ambiente e promotores do desenvolvimento sustentável em Portugal ou em qualquer parte do mundo.

 



Comentários

pub