Portimão assinalou Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis com aula de fitness e workshops

Atividades decorreram na Quinta Pedagógica e foram promovidas pelo município de Portimão

O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis foi assinalado na manhã desta segunda-feira, dia 8 de Novembro, com diversas atividades realizadas na Quinta Pedagógica, promovidas pelo município de Portimão.

A manhã começou com uma aula de fitness, seguida de um workshop sobre receitas saudáveis e respetiva degustação no âmbito do Projeto de Inovação Social “Prato Certo”, do qual a Câmara Municipal é parceira em conjunto com a Associação In Loco.

Participaram utentes dos Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários de Portimão, assim como alunos seniores do Programa Exercício e Saúde e meninos e meninas do Lar da Criança de Portimão, num total de 119 participantes.

A efeméride faz parte de uma campanha da União Europeia que visa combater a obesidade, incentivando os cidadãos comunitários a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico.

 

 

O projeto “Prato Certo”, cuja candidatura foi aprovada pelo CRESC Algarve – Portugal Inovação Social, tem a duração de três anos, sendo o município de Portimão um dos membros cofinanciadores, juntamente com mais 15 autarquias.

Desde 2019, e até final do ano em curso, serão concretizadas no concelho 36 sessões direcionadas a públicos prioritários e à comunidade em geral, no sentido «de colocar a alimentação saudável, económica e apetitosa no centro da vida das pessoas, dotando-as de ideias e instrumentos que contribuam para escolhas certas à mesa», explica o município.

Apesar das limitações da Covid-19, foram desenvolvidas atividades sob os temas “Horta dos Temperos”, Planeamento Refeições”, “Análise de Rótulos” e “Receitas com cabazes” junto dos utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão, Centro Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras, Lar da Criança de Portimão, Cáritas, Santa Casa da Misericórdia de Alvor e Santa Casa da Misericórdia de Portimão.

A autarquia destaca também «a distribuição de “Receitas com cabazes” dirigidas a beneficiários de cabazes alimentares, elaboradas com base nos produtos oferecidos».

Foram também disponibilizadas «várias dicas relativas à organização de ementas, aproveitamentos e congelação, além da realização de workshops de alimentação destinados a beneficiários e utentes da Caritas, GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes e ADRA – Associação Adventista Para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência», refere ainda a autarquia.

 

 

Até ao final de Novembro estão ainda previstos dois workshops, o primeiro direcionado a “pais e filhos”, com dicas de receitas saudáveis para aniversários, e o segundo direcionado à comunidade em geral, sobre receitas para a época natalícia que se aproxima, sendo as respetivas datas divulgadas oportunamente.

A autarquia refere ainda «o programa municipal “Portimão Saudável – Nutrição, Desporto e Saúde”, que tem por parceiras algumas entidades, como a Associação Flor Dente de Leão e a ADRA, visando a realização de workshops sobre alimentação saudável».

«No âmbito da promoção de um estilo de vida saudável e da importância do exercício físico», a autarquia tem vindo a apostar, desde 2002, no Programa “Exercício e Saúde”, recentemente distinguido com a Certificação de Qualidade por parte da plataforma online Cidade Social, atribuída no âmbito dos Municípios Amigos do Desporto 2021.

O Programa “Exercício e Saúde” conta atualmente com mais de 300 participantes com idade igual ou superior a 60 anos que, de forma regular, frequentam sessões de exercício físico, na vertente de ginástica, hidroginástica, marcha e corrida.

Os participantes frequentam ainda «ações de intercâmbio com outros municípios, o que proporciona a criação e o desenvolvimento de adaptações favoráveis que contribuem para um envelhecimento saudável», conclui a autarquia de Portimão.

 



Comentários

pub