Portimão acolhe “I Jornadas de Gastronomia” com debates e degustações de iguarias

Iniciativa decorrerá no dia 10 de Dezembro, no Centro Comunitário de Alvor

As “I Jornadas de Gastronomia de Portimão – da Ria ao Barrocal” vão fazer do Centro Comunitário de Alvor o palco para duas mesas redondas e várias degustações de iguarias que vão ser preparadas ao vivo, no dia 10 de Dezembro, numa organização conjunta do chef Óscar Cabral e da associação SOMAR.BIO.

O programa das Jornadas é «totalmente voltado para a preservação dos sabores locais, para a valorização dos produtos gastronómicos da região, para a sensibilização ambiental e para a sustentabilidade gastronómica enquanto fatores promotores de um salutar e desejado turismo gastronómico na região», começa por dizer a organização.

Na parte da manhã, às 9h00, o programa inicia-se com um passeio pela Ria de Alvor, prosseguindo a sessão de abertura, às 10h00, e a primeira mesa-redonda sobre “As raízes da gastronomia local”, com moderação de Olga Cavaleiro, socióloga.

Depois de um pequeno intervalo, haverá uma segunda mesa-redonda, às 11h30, subordinada ao tema “O futuro da gastronomia local”, com moderação do chef Óscar Cabral, professor de cozinha e consultor gastronómico.

Simultaneamente com as mesas-redondas haverá a preparação ao vivo, no palco, de duas iguarias, «numa combinação entre ancestralidade e modernidade gastronómica», salienta a organização.

Por um lado, Diamantina, uma cidadã de Alvor, demonstrará a preparação de um prato ancestral da região, os milhos aferventados. Este prato, típico da quadra natalícia, é feito com milhos, enchidos e cinzas, num processo técnico conhecido por nixtamalização do milho.

Ao mesmo tempo, e do outro lado do palco, o chef João Oliveira (do Restaurante Vista, com 1 estrela Michelin) irá preparar uma sugestão para a utilização de algas na alimentação.

É através de celebrações como a das Jornadas de Gastronomia de Portimão que «se debate o ecossistema da gastronomia e o seu impacto no território e nos ativos turísticos da região, trazendo a palco os atores que lhe dão forma, como os produtores, os restaurantes, o poder local, os cozinheiros, os académicos, enfim, criando plataformas de cooperação para que a gastronomia continue a colher a celebração permanente que merece», diz o chef João Oliveira.

A SOMAR.BIO, por seu turno, adianta que «um evento desta natureza permite-nos captar a atenção das comunidades para o trabalho de sensibilização ambiental e de preservação dos ecossistemas, os quais não podem ser alheios à vertente do consumo alimentar e, com isso, à preservação da gastronomia local».

Assim «fomenta-se a existência de cadeias curtas de abastecimento (do produtor ao consumidor, de forma direta), e, por isso, com menor pegada ambiental, e ainda a valorização e utilização com parcimónia e regra dos recursos marinhos, onde se inserem os bivalves, as algas, e todos os outros produtos da economia azul associados à gastronomia», acrescenta a associação.

Esta iniciativa conta com a parceria da Junta de Freguesia de Alvor e com os apoios da Associação de Turismo de Portimão, do chef João Oliveira e de outros parceiros locais.

As inscrições são gratuitas e estão já abertas através deste link ou do Facebook, decorrendo até dia 8 de Dezembro, às 17h00, incluindo várias degustações.

 



Comentários

pub