“Páginas de Ciência” vai continuar a «aumentar literacia científica» dos alunos de Faro

Projeto resulta da parceria entre o Clube Ciência Viva da Escola Secundária João de Deus e a Biblioteca de Faro

O projeto “Páginas de Ciência”, lançado em Novembro de 2020, vai continuar, durante este ano letivo de 2021/2022, a «aumentar a literacia científica e a capacidade de comunicação dos alunos através da promoção da leitura de livros de divulgação científica», numa parceria entre o Clube Ciência Viva da Escola Secundária João de Deus e a Biblioteca de Faro.

A iniciativa foi lançada para assinalar a Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Programa Ciência Viva, e a sua realização enquadra-se no «desenvolvimento das áreas de competências de Linguagens e Textos, Informação e Comunicação, referidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória», diz a autarquia de Faro.

A estratégia utilizada, dos alunos terem de produzir um vídeo com a apresentação do livro lido, permite «a mobilização do discurso oral de natureza argumentativa».

No passado ano letivo foi implementada individualmente por docentes de Física e Química, Biologia/Geologia e Português e em Domínio de Articulação Curricular (DAC), em duas turmas do 10º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro.

Já este ano letivo, 2021/2022, a Biblioteca Municipal de Faro associa-se novamente a este projeto, que já vai na sua segunda edição, juntamente com as bibliotecas escolares das secundárias João de Deus e Pinheiro e Rosa, de Faro, «ao disponibilizar livros de autores consagrados na área da Ciência que se encontram disponíveis para consulta e empréstimo», explica o município.

Neste mês de Novembro destacam-se livros de divulgação científica na área da Economia, Geografia e Política, já divulgados na página de Facebook da Biblioteca Municipal de Faro.

 



Comentários

pub