Oito meses depois, o desemprego voltou a subir no Algarve (mas pouco)

No final de Outubro, havia menos desempregados inscritos nos Centros de Emprego do que no final de Julho

Restauração e hotelaria tiveram Verão prolongado

O desemprego registado em Outubro, no Algarve, subiu 6,1% em relação a Setembro, mas teve uma descida de 28,1% relativamente ao mesmo mês de 2020, segundo os dados relativos ao décimo mês do ano divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

De acordo com estes números, o Algarve tinha, no final de Outubro, 17.331 desempregados inscritos nos serviços do IEFP, mais 999 do que no final de Setembro, mas um valor inferior, por exemplo, àquele que se registava em Julho (17.932), em pleno Verão.

Desde Março que o desemprego não subia na região. Este ano, contrariando a “tradição” e, em parte, a sazonalidade da economia algarvia, em Setembro, houve uma descida do número de pessoas à procura de emprego no Algarve.

Já em Outubro, apesar do aumento do número de inscritos, este foi bastante atenuado por uma espécie de prolongamento do Verão, com muitas unidades hoteleiras a registar taxas de ocupação acima do que é habitual para a altura do ano e aviões cheios de passageiros a chegar ao Aeroporto de Faro.

Para este bom desempenho económico, muito contribuiu o golfe, que está com números acima dos de 2019, o mercado britânico que voltou “em força” à região durante o Half Term, um período de férias escolares do Reino Unido.

O facto de o Algarve ter sido palco de dois grandes eventos internacionais, o MotoGP e o Portugal Masters em golfe, no início de Novembro, também terá sido um dos motivos que levou a evitar alguns despedimentos, principalmente no setor da hotelaria.

Comparando com a última década, só os últimos quatros anos imediatamente antes da pandemia (2016, 2017, 2018 e 2019) apresentaram um número inferior de desempregados inscritos em Outubro.

Outro indicador curioso em relação aos dados conhecidos hoje tem a ver com as ofertas de emprego que, mesmo em “época baixa”, aumentaram em relação 10,9% (+99) em relação a Setembro e 276,4% (+716) em relação a Outubro do ano passado.

Ainda assim, só o Algarve (+6,1%) e o Alentejo (+2,4%) contrariaram a tendência nacional de descida do número de desempregados em Outubro, uma vez que o Norte (-2,1%), Centro (-2,3) e Lisboa e Vale do Tejo (-3,3%) tiveram diminuições.

Em Portugal Continental, a variação foi de -1,9%.

 

 



Comentários

pub