Museu de Loulé galardoado nos Prémios APOM pela mostra «A saúde de uma comunidade: Loulé na 1ª metade do séc. XX»

A exposição foi projetada antes da pandemia, mas ganhou mais impacto com a Covid-19

A mostra «A saúde de uma comunidade: Loulé na 1ª metade do séc. XX», que abriu a 14 de Novembro do ano passado, numa iniciativa do Museu Municipal de Loulé, ganhou uma menção honrosa na categoria de Exposições Temporárias, na cerimónia anual de atribuição dos prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, que teve lugar esta sexta-feira, 29 de outubro, no Museu de Marinha, em Lisboa.

A mostra esteve patente na Casa Memória do Século XX Eng. Duarte Pacheco, dando «a conhecer os cuidados de saúde no concelho de Loulé na primeira metade do século XX, num tempo em que os hábitos de higiene eram praticamente inexistentes, contribuindo para a proliferação de diversas doenças».

Na exposição era feita «uma homenagem aos médicos Geraldino Brites, Evardo Pidwell e José Bernardo Lopes, evidenciando assim o importante papel desempenhado pelos médicos municipais em prol da saúde pública», explicava o Museu de Loulé.

Nesta mostra era ainda salientada «a ação da autarquia na defesa e promoção da saúde dos seus munícipes».

«Embora a projeção e preparação desta exposição anteceda a pandemia da covid-19, faz hoje muito mais sentido, pois, um século depois, a saúde volta a ser a grande prioridade», acrescentava o Museu de Loulé.

No Algarve, também Emanuel Sancho, diretor do Museu do Traje (São Brás de Alportel), venceu o Prémio Museólogo do Ano, enquanto o Museu de Portimão também venceu um prémio: uma menção especial para uma exposição fotográfica sobre a Covid-19, integrada na sua já tradicional Corrida Fotográfica.

 

 



Comentários

pub