Municípios algarvios apoiam candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura com 5,4 milhões

O investimento deverá concretizar-se entre 2023 e 2028

Os municípios algarvios vão apoiar a candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, com 5,4 milhões de euros, após aprovação, no passado dia 5 de Novembro, de uma manifestação de interesse coletivo numa reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. 

O Município de Faro investirá 10,6 milhões de euros e a verba remanescente será repartida pelos outros 15 municípios, de acordo com um critério de distribuição a fixar. O investimento deverá concretizar-se entre 2023 e 2028.

O orçamento total previsional, que ascende a 76 milhões de euros, será, também, assegurado pelo Governo, por fundos europeus e ainda pelo setor privado.

«Importa sublinhar que a decisão, unânime, teve em conta o facto de o investimento ser direcionado para programas de criação de capacidade regional; de potenciar o tecido cultural regional, oferecendo capacitação e oportunidades de internacionalização com acesso a novas parcerias e redes e de trazer um aumento do número de visitantes, acompanhado do incremento da notoriedade do destino Algarve junto de novos públicos», diz a AMAL.

Em Novembro de 2019, aquando da assinatura dos Acordos de Colaboração entre o Município de Faro e a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Universidade do Algarve, os municípios da região concordaram que a Capital Europeia da Cultura justificava o envolvimento e o empenho de todos.

 



Comentários

pub