Ministro da Economia: «Se os países de onde vêm turistas, adotarem novas medidas restritivas, isso é mau para nós»

Pedro Siza Vieira falava aos jornalistas no final da sessão de abertura do 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, na abertura do Congresso – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Governo está a «monitorizar muito atentamente a situação» da evolução da pandemia de Covid-19, seja em Portugal, seja no resto da Europa. Mas, «se os países de onde vêm turistas, vierem a adotar medidas restritivas, isso é mau para nós», admitiu hoje, em Albufeira, o ministro da Economia.

Pedro Siza Vieira falava aos jornalistas no final da sessão de abertura do 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que começou esta quinta-feira, dia 11, no NAU Salgados Palace Hotel.

O governante disse que «ainda não estamos em águas seguras, continuamos a ter riscos e incertezas, que obrigam o Governo a estar muito atento e a continuar a trabalhar no sentido de proteger a nossa economia».

Em toda a Europa, nomeadamente nos principais países emissores de turistas para Portugal, tem estado a subir o número de novos casos, internamentos e óbitos causados pela Covid-19.

Nos Países Baixos (Holanda), o governo está a estudar o reforço ou a introdução de novas restrições, como a redução do horário na restauração, para conter o aumento de infeções de covid-19, que já ultrapassaram os 12 mil casos diários.

Na Alemanha, o Instituto Robert Koch (RKI) divulgou um novo recorde de casos, tendo esse país registado, nas últimas 24 horas, um total de 50.196 contágios e 235 mortes. A incidência semanal situa-se nos 249,1 casos por cem mil habitantes.

O ministro da Economia salientou que «a situação é muito diferente em Portugal em relação aos restantes países europeus. No resto da Europa, a maior parte dos casos sérios são de pessoas que não estão vacinadas», enquanto «muitos países europeus não têm o nível de vacinação que nós temos».

Em Portugal, «está a haver ium aumento de casos, mas isso não está a ser acompanhado, ao mesmo ritmo, pelo aumento dos internamentos ou dos óbitos».

Só que, «nos outros países europeus, as coisas não funcionam da mesma maneira, porque o nível de vacinação não é tão intenso».

No nosso país, o objetivo é «tentarmos assegurar que as pessoas com mais de 65 anos ou comorbilidades recebam a terceira dose da vacina». «Mas não estamos sozinhos no mundo, não controlamos o que acontece nos outros países», admitiu Pedro Siza Vieira.

Apesar do tom otimista do Congresso promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que até tem como lema «O Turismo tem Futuro!», a evolução da pandemia e a possibilidade de uma quinta vaga está a preocupar os hoteleiros e os demais empresários e responsáveis pelo turismo.

O Congresso da Hotelaria e Turismo vai decorrer até sexta-feira, em Albufeira, contando com um número recorde de quase 600 inscritos.

 

 



Comentários

pub