Ministra da Agricultura apresenta Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável em Tavira

Maria do Céu Antunes visitará ainda uma exploração agrícola em Tavira e os Viveiros Monterosa, em Olhão

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação (Arquivo)

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, vai deslocar-se esta quarta-feira, dia 24 de Novembro, a Tavira, para a apresentação do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, no Centro de Experimentação Agrária. Serão ainda homologados três protocolos, bem como fará uma visita à exploração agrícola tavirense Agrívabe e aos Viveiros Monterosa, em Moncarapacho (Olhão).

A visita de Maria do Céu Antunes inicia-se em Tavira, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a cerimónia de apresentação e homologação dos projetos “Horta Urbana” e “Semente”.

Será apresentado o projeto “Horta Urbana”, pela presidente da Câmara Ana Paula Martins, seguindo-se a explicação do projeto “Semente” pelo presidente da Associação In Loco, Artur Gregório. Vai seguir-se a homologação, pela ministra Maria do Céu Antunes, do protocolo celebrado entre o Município de Tavira e a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve.

O protocolo visa «o desenvolvimento e a implementação de uma horta urbana, que tem como finalidade a produção e consumo de bens agrícolas pela população tavirense», realça a autarquia.

Para a concretização deste objetivo, «foi disponibilizada uma parcela de terreno», no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), sendo que cabe à DRAP Algarve «o aconselhamento, nomeadamente, no que se refere à aplicação de boas práticas agrícolas, a recomendação das culturas adequadas, a verificação da boa utilização e apresentação do espaço, assim como o fornecimento de água para a rega das culturas».

Ao município tavirense, compete a condução da Horta Urbana, de acordo com as práticas da agricultura biológica, assumir os trabalhos de vedação, preparação, manutenção regular e melhoria da área em causa, criar acesso autónomo à parcela, instalar o sistema de rega, assegurar a coordenação e controlo do funcionamento e gestão da horta, garantir a supervisão e segurança do local de modo a não interferir com os trabalhos em curso pela DRAP Algarve, bem como realizar a compostagem de todos os resíduos.

A criação desta horta será operacionalizada no âmbito do projeto “Semente”, da Associação In Loco, o qual conta com o apoio de diversas entidades parcerias, nomeadamente da autarquia tavirense.

Este projeto tem como objetivo «fomentar uma alimentação adequada, lançar as sementes para o reforço da capacidade de produção/consumo nos bairros da Atalaia, José Joaquim Jara, Horta do Carmo, Porta Nova e Bela Fria, assim como disseminar os princípios da Dieta Mediterrânica», realça a Câmara de Tavira.

 

Centro de Experimentação Agrária de Tavira

 

Após a sessão, vai decorrer a cerimónia de assinatura dos protocolos para o projeto “Polo de Inovação de Tavira”, às 11h00, no Centro de Experimentação Agrária.

O projeto, apresentado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), «mobilizará e integrará stakeholders com responsabilidade na dinamização, implementação e execução de atividades de investigação, inovação, formação, demonstração e transferência de conhecimento e tecnologia, reforçando, significativamente, o ecossistema de investigação e inovação agrícola e agroalimentar», refere a DRAP Algarve.

Será ainda lançado um concurso de ideias para a criação do logotipo para os Pólos de Inovação de Tavira e Faro, ao curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve (tendo em conta já a sua representação como parceiro deste projeto).

Na sessão, será também apresentado o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada, pela ministra da Agricultura, e decorrerá uma mostra de produtos regionais da Dieta Mediterrânica no átrio do Centro de Experimentação Agrária de Tavira.

Durante a tarde, Maria do Céu Antunes irá ainda visitar duas explorações agrícolas, a empresa Agrivabe, em Tavira, às 15h00, e os Viveiros Monterosa, em Moncarapacho (Olhão), às 18h00.

 



Comentários

pub