«Maior presépio do país» está de regresso a Vila Real de Santo António

Presépio poderá ser visitado a partir desta quarta-feira, 1 de Dezembro

O maior presépio do país vai regressar a Vila Real de Santo António (VRSA), a partir desta quarta-feira, 1 de Dezembro, e promete «voltar a surpreender pelos números e pela quantidade de materiais utilizados, atingindo a marca das 5 600 peças», podendo ser visitado no Centro Cultural António Aleixo, até 9 de Janeiro.

Para dar vida a esta iniciativa, que completa este ano a sua 19ª edição, «foram necessários mais de 40 dias e 2 500 horas de trabalho, embora os preparativos já tenham começado há vários meses», diz a autarquia de VRSA.

Da lista de materiais utilizados na sua construção fazem parte mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra, três mil quilogramas de cortiça e centenas de adereços.

O Presépio Gigante chega, uma vez mais, à meta dos «230 metros quadrados, ocupando toda a área expositiva do Centro Cultural António Aleixo, com milhares de figuras, muitas feitas de raiz pelos seus autores e outras que podem atingir as várias centenas de euros», explica o município.

Toda a construção deste presépio tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares e António Bartolomeu.

 

 

Em 2021, a estrutura do presépio volta a ter elementos evocativos da região, nomeadamente a Praça Marquês de Pombal, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas, as tradicionais noras algarvias, assim como outros monumentos locais.

As mais de 80 peças animadas e motorizadas, os lagos e a iluminação constituem “o segredo” e são, simultaneamente, alguns dos pontos mais atrativos. Tudo isto assenta numa complexa base de suporte onde estão instalados os vários quilómetros de cabos que permitem dar vida a esta obra de arte e garantem, por exemplo, a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

Estes pormenores juntam-se à reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia – patentes no presépio – fatores que «o distinguem de todos os outros existentes no país e são uma das razões do seu sucesso», realça a autarquia.

A vertente ecológica «também não foi esquecida», já que a maior parte dos materiais são naturais ou foram reaproveitados, com destaque para a cortiça e musgo. Por outro lado, foram implementados sistemas de iluminação led.

O Presépio Gigante pode ser visitado todos os dias no Centro Cultural António Aleixo, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. A entrada tem o valor de 1 euro (0,50 € para menores de dez anos).

 

 



Comentários

pub