Loulé vai ter novo Festival Contrapeso com teatro, música, dramaturgia e narração oral

O Festival Contrapeso é uma iniciativa da Mákina de Cena

Teatro, música, dramaturgia e narração oral. A 1ª edição do Festival Contrapeso realiza-se de 1 a 5 de Dezembro, em Loulé, com nove espetáculos.

A iniciativa tem uma programação mista de teatro e jazz, reunindo artistas emergentes e também consagrados nas suas disciplinas, como a Companhia João Garcia Miguel, Carlos Barretto, Lígia Soares, Mário Delgado, Óscar Marcelino da Graça, Patrícia Amaral (Tixa), Pedro Filipe Mendes e Rita Rodrigues.

Com direção artística assumida por Carolina Santos e pelo músico Marco Martins, este festival tem como «objetivo construir pontes artísticas estáveis a nível nacional, e a cimentar hábitos de consumo cultural off-establishment, através de uma oferta igualmente qualitativa mas diferenciadora, potenciando o desenvolvimento e fixação de públicos, diz a organização.

O festival Contrapeso começa no dia 1 de dezembro com o Clube de Leitura Teatral de Loulé, orientado por Lígia Soares, onde os espectadores serão convidados a participar.

No dia seguinte é apresentado “Il Cuoco” (O Cozinheiro), um espetáculo de teatro de Pedro Filipe Mendes, e à noite Mário Delgado, um dos guitarristas mais proeminentes da música portuguesa, vai dar um concerto no Auditório do Solar da Música Nova.

“O Senhor Moedas quer ver o Mundo”, um espetáculo da Companhia João Garcia Miguel, que parte de uma entrevista ao ex-comissário português na União Europeia, Carlos Moedas, para refletir sobre a Europa é apresentado nos dias 3 e 4 de Dezembro na Casa da Mákina. Interpretado por Sara Ribeiro, este espetáculo já foi apresentado na Holanda, Roménia e Itália.

O músico Óscar Marcelino da Graça sobe ao palco do Solar da Música Nova, no dia 3 de Dezembro, para apresentar no piano obras que se imortalizaram como canções em diversos universos musicais, reiventando-as e abrindo espaço à improvisação.

Já no dia 4 de Dezembro, é a vez do contrabaixista Carlos Barretto, uma referência do jazz nacional, se apresentar no mesmo palco.

No domingo, o último dia do festival a programação é dedicada aos mais novos. Na Casa do Meio Dia há uma sessão de contos, narrados pela contadora de histórias Patrícia Amaral e à tarde é apresentado “Em busca de um neto” de Rita Rodrigues, um espetáculo sobre um tema sério (a solidão) tratado com muito humor.

O Festival Contrapeso é uma iniciativa da Mákina de Cena, estrutura artística louletana, e conta com a parceria institucional da República Portuguesa – Ministério da Cultura (Programa Garantir Cultura) e com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

 

Programa:

1 Dezembro
18h00: Clube de Leitura Teatral, com Lígia Soares
local: Casa da Mákina

2 Dezembro
19h00: II Cuoco, de Pedro Filipe Mendes – teatro
local: Casa da Mákina
21h30: Mário Delgado – concerto
local: Auditório do Solar da Música Nova

3 Dezembro
19h00: O Sr. Moedas quer ver o Mundo, da Companhia João Garcia Miguel – teatro
local: Casa da Mákina
21h30: Óscar Marcelino da Graça – concerto
local: Auditório do Solar da Música Nova

4 Dezembro
19h00: O Sr. Moedas quer ver o Mundo, da Companhia João Garcia Miguel – teatro
local: Casa da Mákina
21h30: Carlos Barretto – concerto
local: Auditório do Solar da Música Nova

5 de Dezembro
15h00: Sessão de contos com Patrícia Amaral (Tixa)
local: Casa do Meio Dia
17h00: Em busca de um neto, de Rita Rodrigues – teatro
local: Casa da Mákina

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Casa da Mákina
Rua Gonçalves Zarco 11-13, 8100-698 Loulé
Sessões: 5€ (exceto o Clube de Leitura Teatral, no dia 1 de Dezembro, que é de entrada gratuita).

Auditório do Solar da Música Nova
Rua Sacadura Cabral 22, 8100-708 Loulé
Concertos: 5€

Casa do Meio Dia: Rua Sá de Miranda, 23, 8100-270 Loulé
entrada gratuita para a sessão de contos

Comentários

pub