Loulé recebe conferência anual de rede europeia de museus em 2022

É apenas a segunda vez que este encontro se realiza em Portugal

Loulé será a cidade anfitriã da conferência anual da NEMO – Network of European Museums Organizations, no próximo ano. O evento, que se realiza entre 13 e 15 de Novembro de 2022, vai levar à cidade louletana membros da NEMO, instituições museológicas e profissionais ligados ao setor dos museus e do património cultural de toda a Europa.

A conferência, que será organizada em colaboração com o Museu Municipal de Loulé e a Direção-Geral do Património Cultural, contará com painéis subordinados a temas pertinentes e «constituindo-se como uma oportunidade de partilha para os museus participantes, visitas ao território e muito mais», realça a Câmara de Loulé.

O tema da conferência de 2022 será anunciado na Primavera mas, neste momento, «as expectativas junto dos responsáveis municipais de Loulé são elevadas», acrescenta a autarquia.

A NEMO, uma rede de museus da Europa, foi fundada em 1992 como uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos estados membros do Conselho da Europa. Juntos, os membros do NEMO representam mais de 30.000 museus em 40 países europeus.

Esta entidade tem por objetivo promover o seu trabalho e valor junto dos decisores políticos, proporcionando aos museus formação, informação, networking e oportunidades de colaboração.

O seu papel, explica a Câmara de Loulé, «assenta nos quatro valores em torno dos quais se desenvolve o trabalho dos museus: os valores sociais, educativos, económicos e patrimoniais».

Esta será a segunda vez que Portugal recebe esta conferência, depois de, em 2000 Lisboa ter sido palco desta iniciativa. A escolha do palco de realização do evento é realizada com antecedência, mediante o envio de intenções de acolhimento por parte dos membros, pois todos os anos esta conferência é recebida num país diferente.

 



Comentários

pub