Loulé: Nave do Barão celebra São Martinho com bolota e vinho

Iniciativas decorrerão no dia 7 de Novembro em Nave do Barão, Salir (Loulé)

O São Martinho vai ser celebrado em Nave do Barão, localidade da freguesia de Salir (Loulé), no dia 7 de Novembro, «num momento de confraternização» em que se assinalará o aniversário da Associação “Os Barões” e no qual «se irão reviver tradições gastronómicas deste território».

Se ao São Martinho se associa a castanha assada e o vinho, no barrocal algarvio a castanha é por vezes substituída pela bolota, fruto que se pode colher neste território, ao contrário da castanha que provém de territórios mais frescos e húmidos (Centro e Norte de Portugal).

Na Nave do Barão, localidade da freguesia de Salir, conhecida pela sua antiga tradição vitivinícola, a festa de aniversário da Associação “Os Barões” é um bom pretexto para «conjugar o vinho, a bolota que se apanha na Nave, uma caminhada interpretativa na paisagem mediterrânica, com atividades associadas à bolota, e à sua degustação com um copo de vinho», diz a autarquia de Loulé.

O encontro está marcado para as 9h45, na sede da associação, onde começa um “café de bolotas”. Segue-se um percurso pedestre de cerca de quatro quilómetros, que irá conduzir os participantes pela paisagem mediterrânica. Será «uma emersão na cultura da vinha e do vinho mas que terá também um momento dedicado à apanha da bolota», realça o município.

De regresso à associação, está previsto um almoço com algumas iguarias serranas (sendo necessária reserva prévia) e, para “sobremesa”, irão decorrer pequenas oficinas de confeção de bolachas e pasta e preparação de licores de bolota.

Às 17h00, começará a festa da comunidade pois tempo de conviver e de participar na degustação de São Martinho não faltará com bolotas e vinho.

Esta é uma iniciativa com grande valor cultural e turístico, num lugar de encontro único, que se localiza no coração do aspirante a Geoparque Algarvensis.

Por outro lado, faz também parte do projeto que o município de Loulé está a desenvolver, procurando «evidenciar o potencial turístico de atividades em torno dos produtos e recursos do território, aliando-se à dinâmica de uma comunidade resiliente que mantém viva a sua identidade».

O projeto VITALIZAR – Produtos e Recursos do Território, projeto para valorização e promoção de produtos locais, da gastronomia, tradição e arte é financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, enquadrado no PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento dos Recursos Endógenos.

Para mais informações e para se inscreverem, os interessados poderão contactar, até dia 5 de Novembro, a divisão de Economia Local Comércio e Turismo da Câmara de Loulé, através do e-mail [email protected] ou do contacto telefónico 289 400 829.

 



Comentários

pub