Livro sobre a Casa dos Barretos de Quarteira vence prémio da Academia da Marinha

Obra centra-se na figura de Francisco Barreto

O livro “Do Algarve a Marrocos e à Índia: Francisco Barreto e a Casa de Quarteira (séculos XV-XVI)”, da autoria de Nuno Vila-Santa, venceu o prémio “Almirante Sarmento Rodrigues” de 2021, atribuído pela Academia de Marinha.

Esta é uma distinção que tem o intuito de galardoar trabalhos originais no âmbito da História Marítima portuguesa.

Esta obra, pertencente à coleção Arquivo&História, tem a chancela da Câmara Municipal de Loulé e debruça-se sobre o Governador da Índia (1555-1558) e do Monomotapa (1569-1573), Francisco Barreto, uma das figuras de destaque no Império durante o reinado de D. Sebastião (1557-1578), mas também uma figura decisiva da Casa dos Barretos de Quarteira.

«Este livro procura analisar a história da Casa dos Barretos de Quarteira, cujo poder se concentrou em Loulé, Faro e Quarteira. Centrando o estudo na figura desta Casa, que se considera que mais prestígio e poder alcançou, debate-se a carreira imperial de Francisco Barreto e o contributo da história da Casa de Quarteira para a história algarvia nos séculos XV e XVI», segundo a Câmara de Loulé.

Nuno Vila-Santa é historiador e sua investigação «centra-se sobre o império português, com particular enfoque, na sua dimensão asiática, na segunda metade do século XVI».

Atualmente, é investigador de pós-doutoramento de um projeto financiado pelo European Research Council, RUTTER – Making the Earth Global, relacionado «com a circulação do conhecimento marítimo português na Europa do século XVI e a forma como este contribuiu para o início da expansão marítima francesa, inglesa e holandesa».

 

 



Comentários

pub