Livro conta a história urbana de Loulé

A obra foca-se na história urbana de Loulé ao longo de mais de sete séculos e resulta, no essencial, da dissertação de mestrado em História do Algarve do autor

O livro “A evolução urbana de Loulé: do período medieval ao fim da época moderna”, da autoria do investigador Jorge Filipe Palma, é apresentado este sábado, 27 de Novembro, às 17h00, no Palácio Gama Lobo, em Loulé. 

Esta edição, dada à estampa pelas Edições Colibri, com o apoio do Município de Loulé, será apresentada por José Eduardo Horta Correia.

A obra foca-se na história urbana de Loulé ao longo de mais de sete séculos e resulta, no essencial, da dissertação de mestrado em História do Algarve do autor.

«Contribui para a clarificação da imagem do espaço público louletano e evidencia as metamorfoses por ele sofridas, desde a sua fundação até ao final do período moderno, incidindo na génese da urbe, na sua evolução enquanto cidade islâmica, nas transformações sofridas após a reconquista, na expansão e consolidação durante a época medieval cristã e no crescimento na modernidade», diz a Câmara de Loulé.

Jorge Filipe Palma é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve (2001) e mestre em História do Algarve pela mesma instituição (2016).

É autor de diversas publicações, com destaque para os livros “Dicionário Toponímico – Cidade de Loulé” (2009), “A casa do capitão-mor de Alcoutim – Subsídios para a sua história” (2012) e “A consagração nacional de Duarte Pacheco – A construção do monumento de Loulé” (2013). Integrou a Comissão dos 450 Anos da Mãe Soberana (2003) e é membro da Comissão Municipal de Toponímia de Loulé desde 2007.

 



Comentários

pub