“Leitura com Mimos” dá a conhecer «o objeto livro» com dinâmicas para bebés e crianças em Quarteira

Iniciativa terá lugar este sábado, 6 de Novembro, no polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé

A iniciativa “Leitura com Mimos”, apresentada por Rita Moriés, vai decorrer este sábado, dia 6 de Novembro, no polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé, sendo destinada à primeira infância.

Haverá tempo para duas sessões sendo a primeira, às 10h00, destinada a 12 bebés dos 6 aos 18 meses, e a segunda, às 11h00, aberta a 12 crianças dos 18 aos 36 meses. Todos os participantes deverão estar acompanhados por um adulto.

Esta iniciativa «pretende dar a conhecer o objeto livro, acompanhado de dinâmicas e práticas de leitura que despertem em cada bebé o desejo de o abrir», aprendendo em simultâneo, pais e bebés, que um livro proporciona momentos privilegiados de leitura partilhada e interativa», diz a autarquia de Loulé.

«Utilizando livros, imagens e objetos, adequados ao público, desenvolvem-se as competências linguísticas das crianças», explica.

Cada sessão terá uma duração aproximada de 40 minutos, sendo as vagas limitadas. Por isso, é necessária inscrição prévia para [email protected].

Rita Moriés iniciou a sua atividade profissional enquanto mediadora de leitura em 2002, como estagiária na Biblioteca de Beja. Pós-graduada em Livro Infantil, na Universidade Católica de Lisboa, trabalhou em bibliotecas, escolas e em IPSS, promovendo atividades de animação de leitura, contribuindo para formar novos leitores e fomentar hábitos de leitura.

Em 2008 integrou a equipa de trabalho da Biblioteca Municipal de Silves e, atualmente, trabalha numa escola e dinamiza sessões de animação de leitura direcionadas a crianças e jovens, além de sessões para bebés (0-36 meses) em bibliotecas ou em instituições particulares de solidariedade social.

A paixão do ler e o gosto pela leitura foi crescendo, com muitos segredos para revelar e cheia de sonhos, tendo-se licenciado em Animação Sociocultural.

 



Comentários

pub