Lagos lança campanha gratuita de esterilização de cães e gatos

Será dada prioridade aos animais de companhia de famílias desfavorecidas

A Câmara de Lagos vai realizar uma nova campanha de esterilização gratuita de cães e gatos, destinada, preferencialmente, a famílias desfavorecidas. Os interessados vão poder candidatar-se a partir de segunda-feira, 22 de Novembro, até ao mesmo dia de Dezembro. As cirurgias serão realizadas até 31 de Março, mediante prévia inscrição e marcação.

A iniciativa, aprovada ontem pela Câmara Municipal, destina-se «a cães e gatos com mais de 6 meses, cujos titulares sejam residentes no concelho de Lagos, estando limitada a dois animais por agregado familiar e ao número de vagas existentes».

Apesar de ter como destinatários preferenciais agregados familiares «em situação socioeconómica desfavorável, que de outra forma não teriam condições financeiras para suportar o custo da esterilização dos seus animais de companhia, esta campanha tem um âmbito mais abrangente, admitindo inscrições sem esse requisito».

A iniciativa terá em conta o «respeito e salvaguarda do bem-estar animal» e visa «controlar a população de animais errantes, sendo realizada pelo município com a colaboração dos serviços da administração direta do Estado».

Conforme explica Ana Tidy, médica-veterinária Municipal, «a esterilização/castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas. Mas, além de evitar ninhadas indesejadas, também é uma questão de saúde, uma vez que a castração do animal reduz o risco de problemas de saúde, prolonga a sua vida e proporciona-lhe mais qualidade».

Os custos desta campanha serão suportados pela autarquia, que destinou à mesma uma verba de cinco mil euros.

Os interessados deverão apresentar a sua candidatura, através de formulário próprio, junto do Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Lagos, no Centro de Recolha Oficial de Animais de Lagos (vulgo “Canil/Gatil Municipal”) e através de email para [email protected] acompanhado dos documentos que constam das normas e do folheto de divulgação.

 

 



Comentários

pub