Lagos alcança 1º lugar a nível regional no Projeto ECO XXI

Município algarvio posicionou-se em 11º lugar no ranking nacional

Projeto “O Mar começa aqui”

Lagos recebeu «um dos melhores resultados de sempre» na candidatura ao Projeto ECO XXI, pelo segundo ano consecutivo, tendo-se posicionado em 11º lugar no ranking nacional e em 1º na região do Algarve.

Neste programa ambiental, o «excelente» resultado obtido por Lagos demonstra «o trabalho contínuo da autarquia na área da sustentabilidade ambiental, problemática urgente que tem sido uma das prioridades das estratégias do município para uma proteção do ambiente e da população», explica a Câmara de Lagos.

Este ano, candidataram-se 58 municípios, uma das maiores participações registadas ao longo das 15 edições do programa, sendo Lagos um dos 18, que tem vindo a participar no ECO XXI desde o início do programa, em 2006. A nível do Algarve, candidataram-se Albufeira, Tavira e Vila do Bispo.

A participação neste projeto é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da candidatura.

Através da análise de 21 indicadores de sustentabilidade ambiental local, foi avaliada a prestação do município em várias áreas, «valorizando as que apresentam uma melhor performance e identificando as que necessitam de melhoria, com vista à construção de um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade ambiental do município», diz a autarquia.

Em 2020, o município de Lagos, «já tinha obtido o seu melhor resultado de sempre, desde o início da candidatura ao projeto», com uma pontuação total de 78,5%, um crescimento significativo em relação à edição de 2019 (em que obteve 70,2%).

Agora, o resultado final foi de 77,3%, correspondendo a uma pontuação muito próxima da edição de 2020, e novamente um crescimento face à edição de 2019, altura em que o município conseguiu situar-se no escalão 70%-80%.

A autarquia de Lagos foi também um dos seis municípios premiados pelo projeto “O Mar começa aqui”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), num total de 124 municípios, 474 escolas participantes e mais de 800 pinturas realizadas a nível nacional.

O projeto ECOXXI é promovido pela ABAE e visa «promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade», conclui.

 



Comentários

pub