Joaquim Marques expõe pinturas de “Além da Matéria” em Loulé

Inauguração da exposição terá lugar no dia 12 de Novembro na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo

“Além da Matéria”, uma exposição de pintura de Joaquim Marques, vai ser inaugurada no dia 12 de Novembro, às 18h00, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, e estará patente até 15 de Janeiro.

Esta exposição reúne trabalhos a aguarela e acrílico sobre papel de médio e grande formato, que giram em torno do tema materialidade/imaterialidade. «Segundo a ciência quântica e algumas religiões orientais, toda a matéria é energia. Toda a energia flui», diz a autarquia de Loulé.

«Evocando um imaginário onírico que, por vezes, alude a uma estética oriental», os trabalhos de Joaquim Marques convidam à contemplação.

O artista «gosta de trabalhar sobre papéis de grande formato deitados no chão, socorrendo-se de apetrechos improváveis como esfregonas e espanadores para colocar água e tinta. Ao caminhar sobre o papel ainda húmido, pode observar e sentir a imagem que aparece por baixo dos seus pés. Tempo e espaço diluem-se na água que inunda o papel», explica o município.

A exposição é de entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e ao sábado, das 9h30 às 16h00.

 



Comentários

pub