Guilherme Gonçalves expõe “Mea Culpa” na Galeria da Praça do Mar em Quarteira

Inauguração da exposição terá lugar no dia 20 de Novembro

A exposição “Mea Culpa”, mostra na qual o artista plástico Guilherme Gonçalves irá exibir o seu trabalho na sua terra natal, Quarteira, irá ser inaugurada este sábado, 20 de Novembro, às 17h00, e estará patente até 22 de Janeiro, na Galeria de Arte da Praça do Mar.

“Mea Culpa”, em português “Minha Culpa”, é uma expressão com origem latina que significa «o ato de confessar a culpa, de assumir um erro ou de se responsabilizar por falhas». Com este corpo de trabalho, o artista «confessa a sua culpa pelo modo como observa e pensa o mundo ao seu redor», refere a autarquia de Loulé.

A exposição de Guilherme Gonçalves «traz à vida real a textura do cru do nu dos seus pensamentos e reflexões».

As suas obras «respiram um pouco da rua, têm o arrepio da sua vida e vivência incutidos, muitos dos momentos que acontecem no seu meio social e pessoal onde o artista adora inspirar-se», explica o município louletano.

Guilherme é um contador de histórias e, posto isso, «vem transformar os rostos de pessoas em personagens, onde lhes atribui um novo conceito, uma nova vida e uma nova história».

“Mea Culpa” é «o partilhar da culpa entre o artista e o espectador sem que existam quaisquer arrependimentos, uma espécie de “Sorry Not Sorry” na verdade».

«Perdoem o artista por pensar desta forma mas é assim que o mesmo pensa e entende o universo. Na verdade ele nem quer saber».

 

 

Nascido em 1993, em Quarteira, Guilherme Gonçalves é formado em Artes Visuais, pela Universidade do Algarve.

É membro do coletivo Artistas Contemporâneos Algarvios, formado por quatro artistas e que teve início em 2016. É também membro da Policromia Associação Cultural.

Nos últimos anos tem feito um percurso notório, tendo exposto o seu trabalho em espaços como a Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa (2020), Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas (2021), Galeria Lady in Red, em Lagoa (2019-presente), Associação 289, Faro (2021), entre outros.

A exposição “Mea Culpa” pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30.

 



Comentários

pub