GNR com 200 militares por dia quer MotoGP «sem incidentes e em clima de festa»

«Cumpram, respeitem e desfrutem. Estas são as palavras-chave»

A GNR vai ter, pelo menos, 200 militares por dia alocados ao Grande Prémio do Algarve de MotoGP que decorre até domingo, 7 de Novembro, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, evento que se quer «sem incidentes e em clima de festa». 

Na conferência de imprensa de apresentação do dispositivo da Guarda para este evento, realizada na manhã de hoje, 4 de Novembro, o tenente-coronel João Fonseca explicou que «o dia de maior esforço» será no domingo, em que se disputa a corrida principal, com «243 militares» no terreno.

A operação começou já esta sexta-feira e a GNR garante que está «preparada para todo o tipo de situações que possam pôr em causa o evento».

Depois de dois Grandes Prémios sem público, este ano há a novidade de haver espectadores nas bancadas – muitos ansiosos por ver o português Miguel Oliveira.

«O dispositivo vai atuar de forma preventiva. Temos empenhados militares de muitas valências – trânsito, territorial, intervenção, investigação criminal. Esta é uma operação de segurança com o objetivo de manter a ordem e a tranquilidade pública e assegurar a fluidez do tráfego nos acessos», disse o tenente-coronel.

De resto, o trânsito é uma das maiores preocupações, tanto da GNR, como dos milhares de espectadores que marcarão presença em Portimão.

A guarda apela a que, quem puder, chegue com, pelo menos, duas horas de antecedência. As portas abrem às 8h00.

Os maiores condicionamentos de trânsito devem ocorrer «todos os dias das 7h00 às 10h00», esta sexta-feira e sábado «das 16h30 às 19h00» e, no domingo, «das 15h00 às 18h00».

As estradas com maior volume de trânsito devem ser a que liga a A22 ao Autódromo, mas também a via que liga Odiáxere, Arão, Pereira e Folga e a estrada do Rasmalho, Casas Velhas, Moinho da Rocha e Montes de Cima.

Nas imediações do Autódromo, não haverá estacionamento gratuito. Quem quiser, tem de comprar antecipadamente, mas os lugares não são marcados.

Haverá ainda parques gratuitos, em Portimão e Lagos, com transporte, sem custos, para o recinto. Apenas será necessário apresentar o bilhete.

Para entrar no Autódromo será necessário apresentar certificado válido de vacinação contra a Covid-19 ou um teste feito PCR (72 horas antes) ou antigénio (48 horas antes).

Pelo recinto, haverá voluntários a validar testes e certificados.

O uso de máscara será obrigatório e quem não a colocar, depois de ser avisado pela GNR, será «convidado a sair», segundo o tenente-coronel João Fonseca.

«Cumpram, respeitem e desfrutem. Estas são as palavras-chave. A GNR apela para que todos contribuam para que o MotoGP decorra sem incidentes e em ambiente de festa que é o que todos pretendemos», concluiu.

 

 

 



Comentários

pub